Rosas di Maria 2
politica

Bolsonaro sanciona MP que facilita abertura e gestão de empresas no Brasil

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sancionou nesta 5ª feira (26.ago.2021) a MP (Medida Provisória) 1.040, que propõe medidas para simplificar a abertura de empresas no Brasil e o seu funcionamento.

Na 4ª feira (25.ago), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que o presidente assinaria a medida, que, segundo ele, “dá um salto enorme na qualidade do ambiente de negócios”. O Planalto, entretanto, negou que a sanção ocorreria.

O deputado Marco Bertaiolli (PSD-SP), que relatou a medida provisória na Câmara dos Deputados, disse que foram acordados 6 vetos “bastante periféricos” à matéria. “Não se vetou nada da alma da matéria”, afirmou Bertaiolli.

Segundo o Ministério da Economia, a MP busca melhorar a posição do Brasil no Doing Business, ranking do Banco Mundial que mede a viabilidade de fazer negócios em cada país. Segundo o último relatório, de 2019, o Brasil ocupa a 124ª colocação entre 190 países avaliados.

“A medida foi editada com o objetivo de modernizar o ambiente de negócios nacional, como estratégia de recuperação econômica pós-pandemia, contribuir para a melhoria da posição do Brasil no relatório Doing Business do Banco Mundial e atrair investimento estrangeiro direto”.

Entre as propostas, o texto determina a emissão automática, sem avaliação humana, de licenças e alvarás de funcionamento para atividades classificadas como de risco médio. Quando não houver legislação estadual, distrital ou municipal específica, valerá a classificação federal disponível na plataforma da Redesim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios).

A MP também aumenta as atribuições do Drei (Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração) para examinar pedidos de autorização para nacionalização e articular órgãos e integrar procedimentos no registro de empresas. O departamento poderá ainda propor programas de cooperação e planos de ação, coordenar ações, desenvolver sistemas e implementar medidas de desburocratização.

Registro da assinatura
Luiz Eduardo Ramos, ministro da Secretaria-Geral da Presidência, compartilhou, em seu perfil no Twitter, um registro do presidente Bolsonaro assinando a MP.

Na legenda, o ministro escreveu: “O presidente assinou a MP1040. Agora, será mais fácil abrir empresas, importar, exportar, além de melhorar as condições de investimento. Foi um trabalho de vários ministérios coordenado pela Secretaria-Geral da Presidência da República. A meta do PR é colocar o Brasil entre os 50 melhores do mundo para se fazer negócios”.

Poder 360

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "Bolsonaro sanciona MP que facilita abertura e gestão de empresas no Brasil"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  4. 4

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png