Senadores retiram assinatura, e pedido de criação da CPI do MEC perde apoio mínimo necessário

10/04/2022 às 04:45


Os senadores Oriovisto Guimarães (Podemos-PR) e Styvenson Valentim (Podemos-RN) decidiram retirar, neste sábado (9), o apoio ao requerimento para a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre os supostos desvios no Ministério da Educação.

Na sexta (8), o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento, anunciou que o documento já reunia 27 assinaturas – número mínimo para o pedido seja formalizado.

O próprio parlamentar reconheceu, no entanto, que o apoio era frágil e havia risco de recuos. Randolfe trabalhava com a ideia de atingir 29 ou 30 assinaturas até a próxima semana, justamente para ter uma margem em relação à pressão do governo.

Com as decisões de Oriovisto e Styvenson, o documento tem agora 25 das 27 assinaturas necessárias. Sem o número mínimo, o requerimento não pode ser protocolado junto à Mesa Diretora do Senado.

Nos últimos dias, lideranças religiosas nos estados vêm pressionando os senadores a retirar ou negar apoio à criação da CPI. As denúncias divulgadas até o momento têm como peças-chave o ex-ministro da Educação e pastor evangélico Milton Ribeiro, além de outros dois pastores que estariam atuando para favorecer prefeitos na liberação de verbas.

Oriovisto confirmou ao blog que decidiu retirar a assinatura, mas negou que tenha sofrido pressão de líderes religiosos.

"Acho que esta CPI, em período eleitoral, vira palanque. Os absurdos que ocorrem no MEC e no FNDE precisam ser apurados pela PF, TCU e MP. Assim, a apuração será mais isenta e técnica. Não posso concordar que o coordenador da campanha do Lula [Randolfe] seja o presidente desta CPI", disse.

G1 - Blog da Ana Flor

7 respostas para “Senadores retiram assinatura, e pedido de criação da CPI do MEC perde apoio mínimo necessário”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
banners_footer Mais cabelo Março 2024 Mais cabelo Março 2024