Rosas di Maria 2
politica

Mantega deixa equipe de transição de Lula e acusa 'adversários interessados em tumultuar'; Veja a carta na íntegra

Guido Mantega, ex-ministro da Fazenda, renunciou na tarde desta quinta-feira ao posto que teria na equipe de transição do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele atuaria no grupo do presidente eleito que trata do planejamento. A renúncia do ex-ministrofoi antecipada pelo jornal "Folha de S. Paulo".

Em uma carta enviada ao vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB), ele agradeceu o convite e justificou que o motivação foi "adversários interessados em tumultuar a transição e criar dificuldades para o novo governo".

Alckmin, segundo a assessoria de imprensa da transição, ligou para Mantega e agradeceu o gesto.

Na carta, Mantega cita processo do Tribunal de Contas da União (TCU), no qual foi responsabilizado "indevidamente" por ter participado das pedaladas fiscais que culminaram o impeachment de Dilma Rousseff.

Ele argumenta ainda que aceitou fazer parte da equipe de transição como voluntário, "colaborador não remunerado, sem cargo público, para não contrariar a decisão" que o impde de exercer cargo público por oito anos.

"Diante disso, resolvi solicitar meu afastamento da Equipe de Transição, no aguardo de decisão judicial que irá suspender os atos do TCU que me afastaram da vida pública", disse Mantega.

Leia a íntegra da carta:

Prezado Vice-presidente

Geraldo Alckmin

Coordenador Geral da Equipe de Transição

Aceitei com alegria o convite para participar do Grupo de Transição, na certeza de poder dar uma contribuição para a implantação do governo democrático do presidente Lula.

Entretanto, em face de um procedimento administrativo do TCU, que me responsabilizou indevidamente, enquanto ministro da Fazenda, por praticar a suposta postergação de despesas no ano de 2014, as chamadas pedaladas fiscais, aceitei trabalhar na Equipe como colaborador não remunerado, sem cargo público, para não contrariar a decisão que me impedia de exercer funções públicas por 8 anos.

Mesmo assim essa minha condição estava sendo explorada pelos adversários, interessados em tumultuar a transição e criar dificuldades para o novo governo.

Diante disso, resolvi solicitar meu afastamento da Equipe de Transição, no aguardo de decisão judicial que irá suspender os atos do TCU que me afastaram da vida pública. Estou confiante de que a justiça vai reparar esse equívoco, que manchou minha reputação.

Agradecendo a confiança,

Atenciosamente,

Guido Mantega

O Globo

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Mantega deixa equipe de transição de Lula e acusa 'adversários interessados em tumultuar'; Veja a carta na íntegra"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Urgente: Coronéis revoltados com Governo Fátima; Araújo e Alarico sem condições de continuar

  2. 2

    URGENTE: Jogo do Vasco na Arena das Dunas é cancelado; saiba o motivo

  3. 3

    O PT não é submisso: fora Jaime e Zenaide da direção petista!

  4. 4

    Moraes suspende decisão do Governo e do Congresso e mostra que manda no Brasil

  5. 5

    Selic a 15% e impostos mais altos provocam calote e crise no Banco do Brasil

banner-facex-mobile.png