O presidente em exercício do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Bruno Dantas, se reúne, nesta quinta-feira (3), com integrantes do governo de Jair Bolsonaro (PL) e com representantes do processo de transição para o governo do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Dantas tem encontro marcado com o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, e da Economia, Paulo Guedes, às 9h, no TCU. Nogueira será o responsável, por parte do atual governo, a conduzir o processo de transição para a gestão do petista, já Paulo Guedes tem dito que irá facilitar a transição na parte econômica.
Depois, às 15h, o presidente em exercício do TCU se reúne com o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB), a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, o senador eleito Wellington Dias, e Aloizio Mercadante, coordenador do plano de governo de Lula.
Os ministros Antonio Anastasia, Jorge Oliveira e Vital do Rêgo também devem participar das reuniões. Os três fazem parte de um grupo criado pelo TCU para acompanhar o processo de transição do governo Bolsonaro para o de Lula.
O Tribunal de Contas da União criou, nesta semana, um comitê para supervisionar a transição. A medida é inédita e foi alinhada com o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
É a primeira vez que o TCU faz este trabalho de supervisionar a transição entre dois governos. Dantas e Pacheco alinharam a decisão durante encontro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) neste domingo (30). Os dois acompanharam a apuração dos votos no gabinete da presidência do TSE com autoridades dos demais Poderes.
Há ainda a expectativa de que seja aberto um processo de acompanhamento da transição por meio do qual a equipe de Lula poderá apontar eventuais dificuldades em obter informações da atual gestão. Anastasia será o relator deste processo.
A criação do comitê pelo TCU acontece em meio ao temor de parcela de atores políticos, principalmente da campanha petista, de que, apesar da previsão em lei, o governo Bolsonaro dificulte a transição, em especial o compartilhamento de informações da atual gestão com a equipe que será escolhida por Lula.
O TCU é o órgão de controle externo do governo federal e auxilia o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária e financeira do país.
CNN Brasil