Rosas di Maria 2
politica

Terceira via articula chapa com Tebet e Bivar, mas não desiste de Eduardo Leite

Um dia depois de marcar para 18 de maio o anúncio de uma candidatura única, os partidos que compõem a chamada terceira via —União Brasil, MDB, PSDB e Cidadania— já têm na mesa uma possibilidade de chapa que uniria as quatro siglas na disputa pela Presidência da República deste ano: Simone Tebet (MDB-MS) como candidata a presidente e Luciano Bivar (União Brasil-PE) na vice.

O primeiro movimento nesta direção acontecerá na próxima semana, quando Bivar será apresentado como o candidato do União Brasil ao Palácio do Planalto. A partir daí, a estratégia será a de consolidação para a formação da chapa com Tebet. Nos bastidores, no entanto, a chapa já nascerá com os dias contados.

O grupo à frente dessa articulação entende que a apresentação da dupla Tebet-Bivar tem como um dos principais objetivos forçar o PSDB a resolver seu impasse interno. À CNN, políticos que acomapanham as trativas disseram que o cenário ideial é que o hoje pré-candidato tucano ao Planalto, João Doria (SP), abra mão em nome de Eduardo Leite (RS), que assumiria o posto de vice no lugar de Bivar.

Segundo o calendário eleitoral, as convenções partidárias para a definição das candidaturas e coligações acontecerão entre os dias 20 de julho e 5 de agosto. Depois disso, as legendas, federações e coligações têm até 15 de agosto para solicitar ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) o registro de candidatura dos escolhidos.

Como o tempo não conta a favor da chamada terceira via, a ideia é que, a partir de 18 de maio, Tebet possa assumir, de fato, a posição de candidata única do grupo. E, enquanto ela se consolida para a disputa ao Planalto, o trabalho para aparar as rusgas internas siga.

Para uma ala desses quatro partidos, a oficialização de Bivar como o nome do União Brasil para a disputa presidencial enterra de vez a possibilidade de o ex-juiz Sergio Moro estar na corrida à Presidência. A equação, no entanto, não é tão simples. No União há quem defenda que o capital político apresentado por Moro nas pesquisas eleitorais não pode e não deve ser desprezado.

Além disso, esses integrantes da sigla ainda defendem que, por concentrar a maior fatia do fundo eleitoral e o maior tempo de TV, o União Brasil, tem que estar representada na disputa presidencial. Ou seja, tratam como remota a chance de o partido não ocupar uma das posições da chapa.

É por isso que, apesar de a articulação para a chapa Tebet-Bivar estar em curso, parte dos caciques dos quatro partidos não vê uma definição sem traumas —seja pelo União Brasil ou pela disputa interna do PSDB.

CNN Brasil

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

2 comentários para "Terceira via articula chapa com Tebet e Bivar, mas não desiste de Eduardo Leite"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Que tristeza: jovem assassinada em latrocínio na Grande Natal

  2. 2

    [VIDEO] Desabafo, ao vivo, que viralizou na TV Tropical: "Continuem fazendo o L"

  3. 3

    Ana Castela chora no palco e desabafa: “Não estou mais aguentando”

  4. 4

    [VIDEO] Amor venceu: Eleição no PT é interrompida por causa de briga

  5. 5

    Morto no Porsche: quem era o empresário assassinado dentro de carro em Guarulhos

banner-facex-mobile.png