Rosas di Maria 2
politica

Presidente do Peru volta de carro do Equador para evitar destituição

O presidente do Peru, Pedro Castillo, precisou voltar de carro às pressas para o país de uma viagem ao Equador para evitar ser cassado pelo Congresso, depois que o mau tempo o impediu de viajar de avião.

Em um país onde os presidentes são frequentemente removidos do cargo, Castillo arriscava infringir a Constituição se não retornasse ao Peru antes da meia-noite de sexta-feira (02h de sábado, no horário de Brasília).

Estava perto da hora de expirar a permissão dada pelo Parlamento ao presidente esquerdista para visitar seu vizinho no Equador, onde chefiou um gabinete binacional com seu homólogo Guillermo Lasso na cidade de Loja, a 264 quilômetros por estrada da fronteira peruana.

Exceder o prazo teria dado aos opositores que controlam o Legislativo um pretexto para proceder à destituição de Castillo, já que a Carta Magna peruana não contempla exceções por causas meteorológicas.

Como o avião presidencial não conseguiu decolar devido ao mau tempo, Castillo teve de passar por uma viagem de carro de cinco horas para chegar à fronteira peruana a tempo.

Uma hora antes do fim do prazo, Castillo chegou ao posto fronteiriço de Tumbes, segundo a mídia local, o que o liberou de enfrentar uma nova moção de "vacância presidencial" (destituição), a terceira em seus nove meses no poder.

As moções de "vacância" se tornaram habituais no Peru e causaram a queda dos presidentes Pedro Pablo Kuczynski (direita), em 2018, e Martín Vízcarra (centro) em 2020, o que aumenta a instabilidade no país.

Desde dezembro de 2017, os parlamentares peruanos apresentaram seis moções de vacância ao Congresso, duas delas contra Castillo.

G1

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Presidente do Peru volta de carro do Equador para evitar destituição"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Que tristeza: jovem assassinada em latrocínio na Grande Natal

  2. 2

    [VIDEO] Desabafo, ao vivo, que viralizou na TV Tropical: "Continuem fazendo o L"

  3. 3

    Ana Castela chora no palco e desabafa: “Não estou mais aguentando”

  4. 4

    [VIDEO] Amor venceu: Eleição no PT é interrompida por causa de briga

  5. 5

    Morto no Porsche: quem era o empresário assassinado dentro de carro em Guarulhos

banner-facex-mobile.png