Eu posso falar do exemplo que tenho em casa, minha filha estuda no Marista, hoje não tem aula porque é o São João dos mais velhos (6° ano para cima) e amanhã das crianças. No dia 17 também não terá aula, porque vai ter uma reunião dos pais com os professores. Dia 24 também não tem aula. Sim, dia 16 é feriado. Como os alunos vão aprender que a vida não é uma brincadeira?
Ontem, teve "aula", ensaio para apresentação do São João. Essa turminha passou 2 anos em casa, não aprenderam nada, deveriam tirar o atraso, mas não. O fato é que não existe uma sequência de aulas, só festas e enrolação.
Se o colégio quer fazer São João , que faça festa no sábado e domingo. Se tem que reunir os pais com professores, que seja no sábado.
Tem uma matéria chamada educação financeira, chegamos ao mês de junho sem nenhuma aula, o importante é ensaiar.
Ai me perguntam, por que você não tira do colégio? Porque não quero! Posso até tirar no ensino médio, até lá fica no Marista. Tem a questão da turma de amigos, a formação do colégio, o ensino religioso, a estrutura física, porém isso tudo são questões auxiliares, tem que focar também no ensino.
Por fim, a piada pronta. No São João de amanhã é natural que os convidados paguem a entrada, claro. O interessante é a própria criança que vai se "apresentar" pagar.