Contribuintes de todo o Rio Grande do Norte devem ficar atentos na hora de receber pagamentos por meios eletrônicos, como é o caso do Pix.
A Secretaria Estadual de Tributação (SET- RN) atualizou as malhas fiscais através de cruzamentos de dados nas transações com PIX, boletos, transferências, entre outros.
Antes, o Fisco Estadual operava com malhas que relacionavam apenas informações de vendas efetuadas na modalidade de cartão de crédito ou débito, e, muitas vezes, não representavam a movimentação real das empresas.
A medida faz parte do processo de modernização da SET-RN, que evolui tecnologicamente junto com o mercado, e integra as estratégias para combater a sonegação fiscal, que é considerada crime contra a ordem tributária.
“As transações bancárias são um conjunto de informações que falam sobre você e registram sua vida. O estado com acesso e um controle digital sobre nossas movimentações bancárias, elevará muito seu poder de tributação. Um profissional liberal que recebe honorários por meio de um PIX, mas que não declara certamente deverá prestar esclarecimentos à Receita Federal. Estamos sendo monitorados”, ressalta o contador Antônio Júnior, sócio do Escritório Razão Contabilidade Empresarial.