A Via Costeira e a Avenida Avenida Doutor João Medeiros Filho vão ganhar radares de controle de velocidade a partir do final deste mês.
Serão 30 equipamentos de fiscalização colocados nas 30 faixas de rolamento em nove pontos, de acordo com o Detran.
A previsão é que até setembro outros 46 radares serão instalados nas avenidas Engenheiro Roberto Freire, prolongamento da Prudente de Morais e Rota do Sol, totalizando assim 76 radares.
O investimento é de R$ 2,4 milhões por ano.
Na Via Costeira, que está sem fiscalização eletrônica desde 2012, os 14 radares de controle eletrônico de velocidade ficarão distribuídos em quatro pontos: Hotel Ocean Palace; próximo a Torre Telefônica; no Posto da Polícia Militar; e na altura do hotel embargado.
Já na Avenida Doutor João Medeiros Filho, os radares serão posicionados em cinco pontos: UERN; Comjol; Motel Eros/Iskisita; Escola Expansivo; e cruzamento com a Avenida Itapetinga.
Estão sendo instalados três tipos de equipamentos, cada um com um tipo de funcionalidade diferente: Controlador Eletrônico de Velocidade (CEV), que fiscaliza o limite máximo regulamentado para a via; Redutor Eletrônico de Velocidade (REV), que mede a redução pontual de velocidade em um trecho específico da via; e o Controlador Eletrônico Misto (CEM), que mede a velocidade e fiscaliza avanço de sinal vermelho e parada sobre a faixa de pedestres.
Os equipamentos de controle de velocidade também serão instalados na Rota do Sol, prolongamento da Prudente de Morais e Avenida Engenheiro Roberto Freire. Nestas regiões, o Detran prevê a instalação de 46 radares em nove pontos.
Até a ativação dos controladores, o Detran promoverá ações educativas com os motoristas.
*Com informações da Tribuna do Norte