Rosas di Maria 2
politica

“Será que brevemente faremos uma Operação Acolhida na Argentina?”, questiona Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (PL) questionou nesta sexta-feira (15) se a crise econômica na Argentina forçará o Brasil a criar uma nova Operação Acolhida para receber imigrantes fugindo do país vizinho. Ele se referia à ação do governo brasileiro criada em 2018 em Roraima para acolher venezuelanos.

A declaração foi feita durante um culto evangélico em Juiz de Fora (MG). Bolsonaro também falou sobre a situação dos vizinhos Chile e Colômbia.

“Veja para onde está indo a economia da nossa Argentina aqui do lado. Será que brevemente vamos ter que fazer uma Operação Acolhida na Argentina a exemplo da Operação Acolhida em Roraima? Metade da população já está na linha da pobreza. O segundo país mais rico aqui da América do Sul, nosso grande parceiro comercial ainda”, afirmou.

A taxa de inflação argentina chega a 64% em 12 meses e a 36,2% no acumulado de 2022, segundo dados do Instituto Nacional de Estatística e Censos divulgados na quinta-feira (14). Em junho, o Banco Central da Argentina elevou a taxa básica do país pela sexta vez neste ano, para 52%, para tentar conter a maior alta generalizada dos preços em 30 anos.

O presidente também criticou medidas adotadas no “nosso Chile”. “Olha como está o Chile, um país redondinho na sua economia, sempre crescendo no mínimo 5% no ano. Para onde foi?”, questionou.

Ele também fez referência à eleição do senador e ex-guerrilheiro Gustavo Petro na Colômbia, em junho.

“Volta agora também a nossa Colômbia, onde acabaram de eleger um guerrilheiro do movimento M19. Qual o serviço público mais procurado na Colômbia no momento, alguém sabe? Emissão de passaporte. Se preparando para sair de lá”, disse.Segundo o presidente, a “classe rica” colombiana está fugindo do país com a eleição do candidato de esquerda, mas encontra dificuldades por não poder ir mais para a Venezuela ou para o Brasil, que estaria “saturado”.

“A classe rica vai para Miami. Para a América do Sul parece que está difícil achar um país em que se possa sonhar com paz e tranquilidade”, afirmou.

CNN Brasil

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

10 comentários para "“Será que brevemente faremos uma Operação Acolhida na Argentina?”, questiona Bolsonaro"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Urgente: Coronéis revoltados com Governo Fátima; Araújo e Alarico sem condições de continuar

  2. 2

    URGENTE: Jogo do Vasco na Arena das Dunas é cancelado; saiba o motivo

  3. 3

    Mais um escândalo no governo Fátima Bezerra

  4. 4

    O PT não é submisso: fora Jaime e Zenaide da direção petista!

  5. 5

    Moraes suspende decisão do Governo e do Congresso e mostra que manda no Brasil

banner-facex-mobile.png