Na Pandemia
- O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, reúne-se às 7h de hoje (18), em São Paulo, com governadores - dentre eles, Fátima Bezerra. O encontro marca o início da “distribuição simbólica”, conforme classificou o próprio ministério, dos 6 milhões de doses da Coronavac.
A logística de distribuição das vacinas será realizada aviões e caminhões, compondo estes últimos uma frota de 100 veículos com áreas de carga refrigeradas, que até o final de janeiro aumentarão em mais 50, que se encontram em processo de expansão para 150 veículos até o final de janeiro de 2021. Toda frota possui sistema de rastreamento e bloqueio via satélite.
- Contudo, São Paulo começou hoje mesmo a vacinar profissionais da linha de frente. Doses começam a ser enviadas a todo o estado, com prioridade a hospitais escola que mais recebem casos da doença.
- No domingo, a Anvisa autorizou, por unanimidade, o uso emergencial das vacinas Coronavac e da Universidade de Oxford contra a Covid-19. Após a aprovação, o governo de São Paulo aplicou a primeira dose da CoronaVac em uma enfermeira de 54 anos que atua na linha de frente contra a pandemia na capital paulista. A ação foi criticada pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello.
- A partir do meio dia de hoje, todos os cidadãos potiguares poderão fazer o seu cadastro pessoal no RN+Vacina, plataforma especialmente construída para o planejamento, acompanhamento, transparência e gestão do processo de vacinação contra a covid-19, no Rio Grande do Norte. A plataforma é resultado de uma parceria com Governo do Estado e o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde – LAIS/UFRN.
No RN
- Estado recebeu na madrugada de hoje (18) pacientes transferidos do Amazonas para tratamento em Natal. Serão 10 que ficarão internados no Hospital Universitário Onofre Lopes e mais cinco no Giselda Trigueiro.
- Mais um comerciante foi assassinado neste domingo. Desta vez, em Parnamirim: o vendedor Seu Raimundo, que morreu ao reagir a um assalto. A noite, em São Gonçalo do Amarante, mais um duplo homicídio: pai e filho foram assassinados em uma fazenda após seis bandidos invadirem o local.