Será realizado neste sábado (20) o Dia D da vacinação contra a poliomielite e outras doenças em todo o território nacional. Serão mais de 38 mil postos abertos para a ação. A campanha começou no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro.
O objetivo do Ministério da Saúde é aumentar a cobertura vacinal do imunizante da pólio para, no mínimo, 95% das crianças entre 1 e 4 anos de idade, além de atualizar a carteira de vacinação dos menores de 15 anos. O público-alvo da imunização contra a poliomielite totaliza mais de 14,3 milhões de crianças.
O Ministério da Saúde explica que aquelas que têm entre 1 e 4 anos que já tenham recebido as três doses da vacina inativada contra a doença do esquema básico vão tomar a vacina oral. As menores de um ano devem ser vacinadas conforme a situação encontrada para esquema primário.
Ainda segundo a pasta, as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com qualquer intervalo com as demais do Calendário Nacional nas crianças a partir de 3 anos.
O ministério ressaltou, em comunicado, que a aplicação de vacinas aumenta a proteção contra as doenças que podem ser evitadas, diminuindo as chances de “surtos, hospitalizações, sequelas, tratamentos de reabilitação e mortes”. Um dos riscos da pólio é a paralisia infantil, por exemplo.
“Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, complementa o texto.
Veja quais vacinas estarão disponíveis para atualização da carteirinha:
Hepatite A e B
Penta (DTP/Hib/Hep B)
Pneumocócica 10 valente
Vacina Inativada Poliomielite (VIP)
Vacina Rotavírus Humano (VRH)
Meningocócica C (conjugada)
Vacina Oral Poliomielite (VOP)
Febre amarela
Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba)
Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela)
DTP (tríplice bacteriana)
Varicela
HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
Veja quais vacinas estarão disponíveis para adolescentes:
HPV
dT (dupla adulto)
Febre amarela
Tríplice viral
Hepatite B
dTpa
Meningocócica ACWY (conjugada)
CNN Brasil