A “atípica insegurança” continua com tudo no estado e o roubo de cabos de energia só aumentam
Veja abaixo o relato do mais recente crime:
A Neoenergia Cosern informa que registrou o furto de cabos da rede elétrica na comunidade Córrego, zona rural de Grossos, às 23h20 desta terça-feira (13).
O furto de 16 vãos da rede elétrica (1.600 metros) interrompeu o fornecimento de energia para 1.219 residências. Imediatamente, a Neoenergia Cosern reestabeleceu o fornecimento por meio de manobras para 987 clientes e para 229 clientes às 4h04 - ficando ainda três unidades consumidoras sem fornecimento.
Os cabos roubados já estão sendo repostos.
Ao longo do ano de 2021, a Neoenergia Cosern registrou 1.228 interrupções no fornecimento de energia elétrica provocadas por furto de cabos da rede elétrica em todo o estado.
De 1 janeiro a 13 de Setembro de 2022, já foram registradas 2.308 ocorrências causadas pelo mesmo motivo – o que representa um aumento de 324% em relação ao mesmo período do ano passado (545 ocorrências de furto entre 1 janeiro a 13 de Setembro de 2021).
Em todos os casos, a distribuidora registrou o boletim de ocorrência junto à autoridade policial e vem empreendendo todos os esforços para recompor a rede elétrica, a cada novo evento, o mais rápido possível.
O furto de cabos da rede elétrica provoca transtornos no fornecimento de energia para as unidades consumidoras, e tem colocado em risco o funcionamento de unidades de saúde, estações de agua, empresas de vários segmentos e empreendimentos turísticos.
A Neoenergia Cosern ressalta que vem compartilhando informações e acompanhando as ações com a Secretaria de Segurança Pública para colaborar com a busca por soluções para o problema.
A distribuidora reforça a orientação de segurança que a população sempre mantenha distância da rede elétrica.