A Câmara Municipal realizou hoje mais uma audiência pública, presidida pelo vereador Michel Borges presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Servidores Públicos Municipais, a sessão tratou sobre o plano de carreiras dos profissionais não docentes, e foi uma continuação da sessão que se estendeu pela manhã.
O presidente da Casa Legislativa, vereador Wolney França, esteve acompanhando a audiência, juntamente com o procurador geral do município de Parnamirim, Fábio Daniel e a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público de Parnamirim (SINTSERP), Vilma Leão.
Vilma Leão falou sobre a necessidade de novos profissionais no Apoio Escolar nas escolas do município, citou as dificuldades que os profissionais estão vivendo devido ao baixo número de apoiadores e a grande demanda de alunos. Ela ainda comentou sobre a necessidade de um apoiador homem e uma apoiadora mulher nas escolas, pela necessidade de muitas das vezes o profissional ter que entrar em espaços mais íntimos, como por exemplo banheiros, para atender necessidades dos alunos.
O vereador Professor Diego falou sobre a importância de continuar os trabalhos em favor da causa dos profissionais não docentes, sobre a necessidade de uma valorização tanto da profissão como da educação municipal. “Vamos priorizar a educação, vamos priorizar o ensino em Parnamirim, vamos amanhã sentar com o prefeito e debater isso amanhã”, disse o vereador.
Talita Paz, servidora não docente falou representando a categoria, ela disse: “Vocês fazem noção de como é trabalhar com várias crianças autistas, com TDH e outras doenças, muitas dessas crianças agressivas e com mais de uma doença ao mesmo tempo” e completou “um só aluno meu precisa que eu fique com ele em cada passo que ele dá, nessa situação já é preciso chamar mais de um apoiador”.
O vereador Tiago Fernandes falou sobre a importância de não travar o plano, ele pediu que os profissionais continuem buscando e lutando mesmo que o plano não seja aprovado agora, ainda em sua fala ele disse que era contra também a redução dos profissionais tendo em vista a necessidade deles.