Rosas di Maria 2
politica

Alertas sobre golpe de extorsão envolvendo “nudes” viralizam; veja como se proteger

Um alerta para um golpe digital viralizou nas redes sociais nesta terça-feira (17).  A farmacêutica Marina Cristofani, que tem quase um milhão de seguidores, revelou em depoimento em vídeo no seu Tiktok que sofreu uma tentativa de extorsão pelo celular. 

Ela relatou que estava trabalhando quando ligaram de um número desconhecido. Como achou estranho, não atendeu. Logo em seguida, Marina conta que recebeu uma mensagem do mesmo número no WhatsApp: “Quando vi, era uma foto do ‘pipi’ da pessoa, do membro dela. (…) Eu fiquei horrorizada, bloqueei o número na hora e apaguei a conversa”.  

Não demorou para que recebesse mensagens de vários seguidores contando que também tinham sofrido o mesmo tipo de golpe. A armadilha começou a ser relatada nas redes sociais no final do ano passado, mas novos casos continuam a surgir. 

Segundo os relatos, o criminoso liga por vídeo para alguém e, assim que a pessoa atende, aparece na tela a imagem de um pênis ou de uma criança nua. O objetivo é fazer uma captura da tela e chantagear a pessoa. Caso ela não pague a quantia pedida, a ameaça é de que as fotos serão divulgadas na internet.

O que fazer? 
A influenciadora disse que se sentiu invadida, ficou nervosa e não soube como tomar medidas práticas para denunciar o ataque. 

Arthur Igreja, especialista em Tecnologia, alerta que neste tipo de golpe, o objetivo é pegar a vítima “no susto”: “A pessoa tem que se acalmar e entender que é uma tentativa de extorsão”, explicou. 

Para prevenir este tipo de ataque, Igreja aconselha evitar responder ou atender ligações de números desconhecidos. Caso, mesmo assim, a pessoa seja vítima, o ideal é fazer um boletim de ocorrência digital para se resguardar de repercussões futuras, como, por exemplo, acusações de pedofilia;  

Nos comentários do vídeo, várias pessoas relataram terem sofrido a mesma tentativa de golpe: “Fizeram comigo, eu fiquei horrorizada. Fiz um boletim de ocorrência e acharam o cara”, relatou uma internauta. “Eu tive que tirar meu telefone do meu perfil de trabalho por causa disso. Eu jamais atendo ligação de vídeo, mas recebi em um dia umas 60 chamadas”, escreveu outra.

Proteção de dados 
O especialista explica que há três formas de um criminoso obter um número de celular: por listas de dados vazadas; na lista telefônica de celulares roubados e nas próprias redes sociais de alguém.  

Por isso, ele alerta para que as pessoas revisem seus perfis pessoais e apaguem informações sensíveis como telefone, e-mail pessoal e endereço para evitar golpes como este, ou qualquer variação que possa surgir.  

CNN Brasil

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

2 comentários para "Alertas sobre golpe de extorsão envolvendo “nudes” viralizam; veja como se proteger"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png