Rosas di Maria 2
politica

‘Esquerda achou que eu era sua propriedade’, diz Glenn Greenwald sobre ataques após criticar Moraes

Na última semana, o jornalista Glenn Greenwald vem sendo questionado nas redes sociais, especialmente no Twitter, por criticar a atuação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), no caso dos ataques aos prédios dos três Poderes.

Internautas criticam o que veem como uma concepção norte-americana de liberdade de expressão por parte de Greenwald e o associam à direita. Entre as críticas, alguns retomam polêmicas antigas envolvendo o jornalista.

“Minha crítica ao Alexandre de Moraes vai além da liberdade de expressão. Me preocupa a falta de um processo justo para os presos, ao qual todos os cidadãos têm direito”, diz Greenwald em entrevista ao blog #Hashtag.

Ele também critica o afastamento do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), sem pedido de órgãos de investigação ou parlamentares, em medida inédita adotada por Moraes, e diz se preocupar com a derrubada de perfis nas redes, que atribui ao ministro do Supremo.

Desde a última semana, por exemplo, alguns perfis que usavam o Twitter para questionar o processo eleitoral ou apoiar o ato golpista do dia 8 de janeiro tiveram suas contas tiradas do ar. Entre eles, os deputados federais Nikolas Ferreira e José Medeiros, do PL, Bárbara Destefani, do perfil Te Atualizei, professora Paula Marisa, Paulo Figueiredo Filho, ex-comentarista da Jovem Pan, e o podcaster Bruno Monteiro Aiub, o Monark.

Greenwald foi ao Twitter dizer que o Brasil está sob regime censura e que Moraes teria banido os perfis. Procurado pela reportagem, o STF não quis comentar a suspensão dessas contas.

O jornalista também entrevistou Monark em seu programa System Update, transmitido pelo Rumble, o que aumentou as críticas ao jornalista na internet.

“Achei importante falar com o Monark para explicar que ele não recebeu aviso do banimento nas redes e não teve oportunidade de contestar as acusações com um advogado”, diz Greenwald. Ao #Hashtag, o jornalista afirma que as pessoas tiveram seus perfis banidos sem aviso ou possibilidade de contestação.

Greenwald já foi criticado nas redes anteriormente, durante a disputa presidencial americana em 2020, por publicar uma reportagem sobre a relação do democrata Joe Biden com a Ucrânia e a China no momento em que disputava o pleito contra o republicano Donald Trump. O jornalista reforça que seu papel é informar.

“Se eu deixasse de publicar uma notícia relevante por estar do lado de um candidato político, seria um jornalista corrupto”, diz ele sobre as críticas que o associam à direita.

Greenwald compara a atuação do ministro de Alexandre de Moraes à de Sergio Moro (União Brasil), ex-juiz em primeira instância da Operação Lava Jato, que prendeu o então ex-presidente Lula (PT) em 2017.

Ainda que os outros ministros do STF apoiem as medidas de Moraes, Glenn considera seus movimentos perigosos, da mesma forma que diz ter criticado o STF quando a Corte respaldava decisões de Moro durante a Lava Jato.

Em 2019, à frente do The Intercept Brasil, veículo ao qual não pertence mais, Greenwald foi um dos responsáveis por tornar públicas trocas de mensagens entre Sergio Moro, Deltan Dallagnol e outros envolvidos na Lava Jato. A série de reportagens, publicadas pelo Intercept em parceria outros veículo, incluindo a Folha, ficou conhecida como Vaza Jato. Em 2021, o STF declarou parcialidade de Moro no caso de Lula.

“Eu não vi a esquerda me criticar naquela época. Ela achou que eu era sua propriedade”, diz Glenn sobre os ataques que vem recebendo nas redes. O jornalista acredita que como seu marido, o deputado federal David Miranda, já foi do PSOL, a esquerda pode tê-lo considerado um esquerdista e agora se sente traída. Ele também atribui ataques nas redes à xenofobia.

Blog #Hashtag – Folha de São Paulo

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "‘Esquerda achou que eu era sua propriedade’, diz Glenn Greenwald sobre ataques após criticar Moraes"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png