Rosas di Maria 2
politica

ALRN: Projeto de Lei do garrafão de água mineral será discutido na Assembleia Legislativa

O Projeto de Lei intitulado “Lei Estadual do Garrafão de Água Mineral: Regulamentação na Embalagem e Monitoramento”, de autoria do deputado estadual Hermano Morais (PV), será discutido em Audiência Pública na próxima sexta-feira (01). O evento acontecerá a partir das 9h no Plenário Cortez Pereira (Plenarinho), localizado na Assembleia Legislativa do RN, de proposição do deputado autor do PL.

Existe atualmente uma discussão sobre as normas e regulamentos que envolvem a embalagem e comercialização de garrafões de água mineral. Essa questão costuma abordar diferentes aspectos, desde padrões de segurança até preocupações ambientais com o uso desses recipientes. É um tema bastante abrangente e que envolve várias perspectivas.

Há alguns pontos principais envolvidos na regulamentação dos garrafões de água mineral. Aspectos de segurança, como a qualidade da água, materiais da embalagem e condições de higiene são fundamentais para proteger a saúde do consumidor. Além disso, questões ambientais sobre a reciclagem e reutilização dos garrafões têm ganhado destaque, levantando debates sobre o impacto do plástico no meio ambiente e possíveis alternativas mais sustentáveis.

De acordo com o PL, ficam obrigados os estabelecimentos que envasem, industrializem e comercializem água mineral, potável de mesa e água adicionada de sais e as que fabricam vasilhames plásticos retornáveis, no âmbito do Estado do Rio Grande do Norte, a obedecer aos seguintes critérios:
I - Os vasilhames devem ser fechados automaticamente por meio de sistema de comprovada eficácia de vedação, para impedir o vazamento da água e sua possível contaminação;
II - Somente é permitida a reutilização de vasilhames plásticos retornáveis em volumes de 10 (dez) litros ou mais de capacidade nominal;

Ainda em consonância com o PL, nos rótulos afixados nos vasilhames, além das especificações exigidas pelas leis e normas que regulamentam as águas minerais, potáveis de mesa e água adicionada de sais, deverá constar o telefone do serviço de atendimento ao consumidor da empresa envasadora, em caracteres de tamanho suficiente para que o consumidor possa identificá-los sem dificuldade.

O público de interesse convidado para a discussão são das seguintes representações: Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), Sindicato da Indústria de Cervejas, Refrigerantes, Águas Minerais e Bebidas em Geral do Estado do Rio Grande do Norte (Sicramirn), Procon, Sebrae, Instituto de Pesos e Medidas (IPEM), Idema, Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), UFRN, Crea, Asban.

Na ocasião da Audiência Pública, o PL será distribuído aos presentes para que contribuições possam ser dadas e assim aperfeiçoar o texto original.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "ALRN: Projeto de Lei do garrafão de água mineral será discutido na Assembleia Legislativa"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png