Além de apurar porque a Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer pagou R$ 5 milhões para a Federação Norteriograndense do Desporto (FNDE), sem licitação, o Ministério Público do RN também apura se o presidente da instituição contratada é, realmente, funcionário do Estado. Alias, do Estado não: da própria secretária.
Isso porque, segundo a portaria que deu origem ao inquérito que foi instaurado para apurar o pagamento, o MP apontou que o presidente da FNDE, Gileno Souto Júnior, é também servidor do Estado.
De fato, o nome dele aparece no portal da transparência do Rio Grande do Norte, como "PROF PERM NIVEL - IV", da própria Secretaria Estadual de Educação, Esporte e Lazer.
A suspeita é que, no início do ano, quando a contratação foi firmada, Gileno ainda era ligado ao Estado, assim como o vice da FNDE. A Secretaria de Esporte, no entanto, nega. Afirma que ele estava aposentado "há mais de dois anos".