Rosas di Maria 2
politica

STF aprova Nunes Marques para ministro efetivo do TSE

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou nesta quarta-feira (17) o nome do ministro Nunes Marques para ocupar uma cadeira de titular no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A vaga foi aberta com a aposentadoria do ministro Ricardo Lewandowski no início de abril. A votação no Supremo é secreta.

Nunes recebeu nove votos. André Mendonça, um. Nesse tipo de votação, é praxe que o substituto seja referendado como titular. Também é tradição que ele não vote em si mesmo.

O ministro Nunes Marques era substituto no TSE e já havia assumido o lugar deixado por Lewandowski, mas ainda não como titular. O regimento interno do TSE estabelece que, na falta de um integrante titular, “será convocado o respectivo substituto, segundo a ordem de antiguidade no Tribunal”.

O ministro é o integrante com origem no STF mais antigo no TSE, pois chegou à Corte eleitoral em agosto de 2021. André Mendonça e Dias Toffoli foram eleitos para o tribunal em abril e outubro de 2022, respectivamente.

O TSE terá ainda mais duas mudanças em sua composição titular, nas duas cadeiras destinadas a juristas.

O mandato de Sergio Banhos terminou na terça-feira (16). Já o de Carlos Horbach termina na quinta-feira (18).

Banhos estava em seu segundo mandato e não poderia ser reconduzido para mais um biênio no tribunal. Já Horbach poderia ficar mais dois anos na Corte, mas ele desistiu de ser reconduzido.

Com isso, o TSE deverá enviar ao STF duas listas de nomes, com os postulantes às vagas. O Supremo, então, forma uma lista tríplice e manda para escolha do presidente da República.

A composição do TSE terá papel importante nos rumos do julgamento de uma ação que pode deixar inelegível o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

O caso já recebeu as alegações finais das defesas do ex-chefe do Executivo e do PDT, partido que entrou com ação. A Procuradoria-Geral Eleitoral (PGE) se manifestou a favor da inelegibilidade de Bolsonaro.

Ainda falta o relator, ministro Benedito Gonçalves, elaborar seu voto na ação e liberar o processo para julgamento. O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, ainda precisa pautar o caso.

CNN Brasil

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

5 comentários para "STF aprova Nunes Marques para ministro efetivo do TSE"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png