Após quase 10 anos da primeira vez que foi anunciado, o Correios decidiu tirar da gaveta o projeto de instalação de um HUB de encomendas no Aeroporto de Natal, localizado em São Gonçalo do Amarante. O centro internacional de distribuição de encomendas será o primeiro do Nordeste, assim como o divulgado em 2015. O anúncio foi feito nesta terça-feira (20) pelo presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, em reunião com a governadora Fátima Bezerra (PT).
Conforme ressaltou Fátima, esse primeiro projeto foi pensado na época do governo da presidenta Dilma Rousseff, quando Henrique Eduardo Alves era ministro e Robinson Faria, governador. Nos anos seguintes, no entanto, a estatal foi reduzindo as mensagens sobre o assunto e ele acabou abandonado oficialmente em 2018, sendo relembrado só em mensagens soltas pelo então senador Jean Paul Prates (atual presidente da Petrobras), em meio a críticas dele ao Governo Bolsonaro, em 2021 e 2022.
Agora, sob uma nova perspectiva política, segundo ressaltado pela governador a Fátima, que retomou de forma mais intensa os debates em 2023, o estado tem a oportunidade de abrigar essa importante estrutura que contribuirá para a descentralização das operações postais no país.
Nos últimos seis meses, o assunto foi pauta de audiências da governadora em Brasília. Depois de apresentado diretamente ao presidente Luís Inácio Lula da Silva, o projeto foi tema de discussão com o ministério das Comunicações e com o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos. Em maio, resultado de estudos feitos pela empresa, os Correios já apontava a viabilidade técnica da instalação do Hub no Nordeste, com sede no estado do Rio Grande do Norte.