O Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), que tem o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes como sócio-fundador, convidou uma caravana de ministros, governadores e deputados para viajarem a Portugal e participarem do 11.º Fórum Jurídico de Lisboa. O evento será realizado em parceria com a FGV Conhecimento, na segunda-feira, 26. Enquanto isso, haverá um apagão em Brasília. A Câmara só retoma os trabalhos dia 3 de julho.
O encontro ocorre na véspera da retomada do julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Lado a lado, o ministro Flávio Dino (Justiça) e o afilhado político do ex-presidente, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), estão na lista de debates sobre democracia e investigações criminais. Cristiano Zanin (novo ministro do STF) também aparece entre os participantes. Mas a assessoria do novo ministro esclareceu neste sábado, 26, que ele não poderá viajar a Portugal porque precisar permanecer em Brasília ainda que sua posse no STF esteja prevista apenas para 3 de agosto.
Aprovado pelo Senado Federal para assumir cadeira no STF, Zanin tinha sido convidado a falar em um painel nomeado “mecanismos de aprimoramento das investigações criminais: reflexões sobre o poder de investigar”. Zanin foi advogado de Lula nas ações contra o petista da Operação Lava Jato. O IDP também convidou a cúpula do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Tribunal de Contas da União (TCU) para o evento.

Estadão