Rosas di Maria 2
politica

“Taxação do sol”: por que você deve correr para instalar energia solar até 7 de julho

Os custos referentes ao sistema fotovoltaico ficaram mais caros desde o dia 7 de janeiro com a vigência do Marco Legal da Geração Distribuída. A nova lei, também conhecida como “taxação do sol”, estabelece que os produtores de energia por meio de painéis solares conectados à rede (on grid) devem ser cobrados pelo custo de distribuição à rede elétrica.

No entanto, mesmo em vigor, a legislação traz benefícios para quem decidiu instalar o sistema até o dia 7 de julho. Isso porque as residências ou estabelecimentos que instalaram ou desejam instalar energia solar até esta data terão um período de transição da cobrança da taxa mais longo. Segundo o Marco Legal, o prazo de adaptação aumenta por mais dois anos, desde que o consumidor protocole o pedido de conexão até o dia 7 de julho deste ano.

Para esses casos, a regra define uma progressão da aplicação das cobranças para o uso da rede até 2030. Já para quem instalou o sistema após essa data, o período de transição se encerra em 2028 com a aplicação do encargo no ano seguinte. Vale lembrar que a taxação se refere à cobrança do serviço de transmissão de energia até as residências, chamado de Fio B. Para quem não produz a própria energia, esse custo já está embutido na conta de luz. Entenda mais sobre o assunto nesta reportagem.

Apesar da cobrança, o Instituto Nacional de Energia Limpa (INEL) afirma que o marco legal traz segurança jurídica para o setor por estabelecer requisitos técnicos para a remuneração da rede de distribuição. “Mesmo com tal remuneração, na grande maioria dos casos, a instalação do sistema ainda é extremamente rentável para empresas e residências”, diz Tássio Barboza, vice-secretário de Energia Solar do INEL

Segundo uma simulação da Portal Solar, o aumento de retorno do investimento variou de um mês até quatro meses, dependendo da região em que a residência se encontra, com o vigor da nova lei. Os dados mostraram que o Centro-Oeste tem sido o melhor local do país para quem pretende produzir a própria energia por apresentar o menor “payback” e por ter sofrido o menor impacto com a “taxação do sol”. Veja os detalhes nesta reportagem.

E-investidor Estadão

 

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

3 comentários para "“Taxação do sol”: por que você deve correr para instalar energia solar até 7 de julho"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png