Rosas di Maria 2
politica

Crédito para micro e pequenas empresas desacelera, mas menos do que para as grandes

A combinação de alta dos juros com a crise das Americanas levou a uma desaceleração do ritmo de concessão de empréstimos para pessoas jurídicas no início do ano — e as pequenas e médias empresas não passariam incólumes.

O ritmo de crescimento das concessões de crédito para micro e pequenas empresas encolheu 9 pontos percentuais entre março de 2022 e março de 2023, saindo 26% para 17%. Já as empresas de médio porte foram ainda mais afetadas, registrando uma queda na taxa de crescimento de quase 11 pontos percentuais.

Considerando as concessões totais, a taxa de crescimento encolheu para 12%, ante 24% em março do ano passado. Os dados são do Relatório Mercado de Crédito em Dados, realizado pelo instituto Propague, em parceria com o time de pesquisa econômica da Stone.

O ritmo menor, contudo, não foi capaz de reverter a tendência de aumento de participação das MPME no saldo total dos empréstimos concedidos a pessoas jurídicas, que ficou em 54% em março. No ano passado, a participação das maiores empresas no saldo total de crédito foi de 55,2%.

— Apesar de enfrentarem difícil cenário macroeconômico no mercado de créditos do país, que resultou em arrefecimento do ritmo de concessões e aumento da inadimplência, as MPEs têm conseguido aumentar relativamente a sua participação no mercado total para pessoas jurídicas, com taxas de crescimento de concessão anuais ainda superiores a 10% e com tal crescimento não implicando em uma disparada das taxas de inadimplência do setor, que estão em patamares ainda bem abaixo de 2018 — diz o pesquisador econômico e cientista de dados do Instituto Propague, Guilherme Freitas.

Capital - O Globo

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Crédito para micro e pequenas empresas desacelera, mas menos do que para as grandes"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png