Rosas di Maria 2
politica

CNJ critica "tentativa de criminalizar" Comitê de Combate à Tortura no Rio Grande do Norte

Depois de quase uma semana sem se manifestar formalmente sobre as acusações feitas pela presidente do Sindicato dos Policiais Penais do RN, Vilma Batista (veja o vídeo acima), quanto a motivação do Governo do RN para criação do Comitê de Combate à Tortura, o Estado divulgou hoje (14) uma nota com o posicionamento do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre o assunto. E, no texto, o CNJ critica a tentativa de "criminalizar" os comitês.

Pelo texto, assinado pelos juiz Auxiliar da Presidência Geraldo Sant’Ana Lanfredi, e o Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Justiça, da Cidadania, Direitos Humanos e Administração Penitenciária (CONSEJ), através do presidente Marcus Castelo Branco Rito, é externado "a importância do fortalecimento do sistema de prevenção e combate à tortura no RN. E mais: segundo o CNJ, há "grande preocupação" com as "tentativas recentes de desinformar e tentar criminalizar a atuação dos Comitês".

Para o CNJ, os Comitês e Mecanismos são "estruturas essencialmente importantes, destinadas a fortalecer o sistema de prevenção de combate a tortura e maus tratos". Em documento enviado ao Eatado, o juiz ressalta: "importante referir que a Constituição Brasileira de 1988 estabeleceu de modo inédito a prática da tortura como crime inafiançável e insuscetível de graça ou anistia, por ela respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evitá-la, se omitirem. A Lei nº 9.455/97, inclusive, prevê a definição e a punição do crime, mas, acentua-se que ainda no ano de 1989, o Estado Brasileiro assina a Convenção da ONU contra a tortura". 

Para o secretário Marcus Rito, "A prevenção e o combate à Tortura são pilares fundamentais na construção de uma sociedade justa e respeitosa". 

Com informações do Portal 96

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

5 comentários para "CNJ critica "tentativa de criminalizar" Comitê de Combate à Tortura no Rio Grande do Norte"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png