Rosas di Maria 2
politica

TCU condena gestores em 81% dos casos de má condução de recursos

Uma pesquisa elaborada pelo Observatório do TCU (Tribunal de Contas da União) mostra que houve a condenação de gestores em 81% das decisões em processos de transferência voluntária na educação –recursos federais que são repassados pela União aos Estados, aos municípios e ao Distrito Federal para financiar políticas públicas e serviços essenciais para as áreas de educação, saúde e assistência social.

O levantamento considerou 95 decisões do TCU de 2016 a 2021. Em 77 dos casos houve a deliberação pela condenação dos gestores. As análises foram realizadas pela Escola de Direito da FGV (Fundação Getulio Vargas) e pela SBDP (Sociedade Brasileira de Direito Público).

A pesquisa dividiu as condenações pelas seguintes categorias de irregularidades:

  • prestação de conta irregular ou incompleta – 29 casos;
  • irregularidade na prestação do serviço ou obra – 28;
  • não prestação de contas – 26;
  • subcontratação e sobrepreço – 20;
  • irregularidade na licitação – 9;
  • uso diverso de recursos – 5; e
  • não realização da diligência – 2.

O levantamento indica que “grande parte dos advogados” entendem que os órgãos de controle das esferas Federativas seriam competentes para fiscalizar a aplicação dos recursos públicos advindos das transferências voluntárias na educação.

Outra conclusão do relatório é que a legislação também não esclarece se o recurso advindo de cada tipo de transferência se incorpora ou não ao orçamento local, de modo a atrair a competência dos tribunais de contas locais.

Poder 360

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

1 comentários para "TCU condena gestores em 81% dos casos de má condução de recursos"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png