Rosas di Maria 2
politica

Editorial O Globo: STF errou ao permitir que juiz atue em processo de escritório de familiar

STF errou ao permitir que juiz atue em processo de escritório de familiar

Ainda que a regra atual imponha dificuldades, aumentará suspeita de parcialidade com a nova decisão

O Supremo Tribunal Federal (STF) cometeu um erro ao formar maioria para derrubar a norma do Código de Processo Civil que impedia juízes de julgar processos em que estejam envolvidos escritórios de advocacia onde seus cônjuges ou parentes trabalhem. Ao menos sete integrantes da Corte têm parentes advogados. Ainda que continue válido o impedimento do juiz nos processos em que um familiar atue diretamente, a flexibilização arranha a credibilidade da Corte, pois beneficia as famílias dos próprios ministros.

O exame da questão foi motivado por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida pela Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) em 2018. Para a AMB, havia um problema no dispositivo que impedia o juiz de julgar “cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive, mesmo que patrocinado por advogado de outro escritório”. Segundo a entidade, não havia como pôr a norma em prática quando a ação era movida por advogado de outra banca. O juiz, ainda de acordo com a associação, não tinha como saber se uma das partes em uma ação era cliente de um parente seu noutras demandas na Justiça.

Em vez de sugerir mecanismos para melhorar a transparência nos casos obscuros, a opção de sete dos 11 ministros do STF foi acabar com o impedimento em todos os casos. Há três anos, quando a discussão sobre o tema começou, o ministro Edson Fachin, relator do processo, foi certeiro ao citar o Código Mundial de Conduta de Magistrados, segundo o qual um juiz deve se considerar impedido quando estiver em jogo o interesse econômico de alguém de sua família. Fachin lembrou, com razão, que o ganho muitas vezes pode ser indireto. A Advocacia-Geral da União e Procuradoria-Geral da República também declararam ser a favor da manutenção do impedimento em sua formulação mais ampla.

A tese que prevaleceu foi a do ministro Gilmar Mendes, primeiro a votar contra a norma. Gilmar argumentou que o impedimento dava às partes a possibilidade de definir quem julgaria a causa. A hipótese é que escritórios com grande poder econômico contratam parentes daqueles juízes que gostariam de evitar. Os ministros Dias Toffoli, Luiz Fux, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Mendonça e Cristiano Zanin acompanharam o entendimento de Gilmar. O ministro Luís Roberto Barroso e as ministras Rosa Weber e Cármen Lúcia concordaram com Fachin, mas saíram vencidos.

Escritórios de advocacia contam agora com mais incentivos para contratar familiares de juízes. Mesmo que não atuem diretamente nas ações, muitos têm acesso privilegiado aos magistrados em encontros informais. Independentemente da isenção de cada juiz, a suspeita de parcialidade das decisões aumentará. Perde a Justiça, perde o país.

Editorial O Globo

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

6 comentários para "Editorial O Globo: STF errou ao permitir que juiz atue em processo de escritório de familiar"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png