A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, falou pela primeira vez sobre a situação de assédio e importunação sexual que sofreu do ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida, exonerado do cargo após o escândalo revelado com exclusividade pelo Metrópoles, na coluna de Guilherme Amado, no início de setembro.
A notícia é do Metrópoles. Em entrevista à Veja a ministra contou que enfrentou a situação por quase dois anos, desde o período de transição do governo, quando ouvia insinuações veladas. Porém, não parou por aí. Conforme Anielle, foram frases embaraçosas, comentários sexistas, convites impertinentes e, por fim, gestos e toques indesejados e não consentidos.
Anielle se calou, inicialmente, por vergonha e por medo do descrédito. “Ficamos com medo do descrédito, dos julgamentos, como se o que aconteceu fosse culpa nossa”, explicou.
Importunação sexual
A entrevista foi concedida na última quarta-feira (2/10), após a ministra prestar depoimento à Polícia Federal.