O ministro da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, afirmou que o motivo da execução da então vereadora Marielle Franco e de seu motorista, Anderson Gomes, está relacionado à atuação da milícia na disputa por terras no Rio de Janeiro.
A notícia é da CNN Brasil. Em coletiva de imprensa na tarde deste domingo (24), Lewandowski chegou a citar um trecho do relatório de Polícia Federal (PF) sobre o caso que expõe a ligação:
“No mesmo sentido, apontam diversos indícios do envolvimento dos Brazão, em especial de Domingos, com atividades criminosas, incluindo-se neste diapasão às relacionadas com milícias e grilagem de terras. E, por fim, ficou delineada a divergência no campo político sobre questões de regularização fundiária e defesa do direito de moradia.”
“Essa investigação é uma espécie de radiografia de como operam as milícias e o crime organizado no Rio de Janeiro. E como há um, digamos assim, entrelaçamento, inclusive com alguns órgãos políticos e públicos — que é algo realmente bastante preocupante”, avaliou o chefe da pasta.