O dono do X (ex-Twitter), Elon Musk, afirmou na noite de 2ª feira (8.abr.2024) que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes tirou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) da prisão e “colocou o seu dedo na balança para eleger” o presidente. Segundo o empresário, esses seriam os motivos pelos quais o petista “obviamente não tomará nenhuma atitude” contra o magistrado.
“A próxima eleição será fundamental”, afirmou.

Em outro tweet, Musk disse que o ministro se tornou “o ditador do Brasil” porque colocou Lula “em uma coleira”. O dono do X ainda disse que Moraes “deve ser julgado por seus crimes”.

Os tweets fazem parte de uma nova escalada do tom do bilionário contra o ministro do STF. Leia abaixo outros comentários feitos por Musk na noite desta 2ª feira (8.abr).
- o dono do X disse que funcionários da rede social no Brasil foram informados de que seriam presos:

- o empresário disse que o ministro era um “ditador” e deveria ser julgado e disposto pelos brasileiros:

- perguntou ao jornalista norte-americano Glenn Greenwald “quanto tempo até o ditador Moraes” ser deposto:

- questionou por que o Congresso permite o “poder de um ditador brutal” a Moraes. “Ele não foi [eleito]. Jogue-o fora”, disse.

MUSK X MORAES
Alexandre de Moraes determinou no domingo (7.abr) a inclusão do dono do X como investigado no inquérito das milícias digitais, protocolado em julho de 2021 e que investiga grupos por condutas contra a democracia.
O ministro também abriu um novo inquérito para apurar a conduta de Elon Musk. O magistrado quer que se investigue o crime de obstrução à Justiça, “inclusive em organização criminosa e em incitação ao crime”.
No sábado (6.abr), Elon Musk perguntou por que o ministro Alexandre de Moraes “exige tanta censura no Brasil”. O empresário respondeu uma publicação do ministro no X de 11 de janeiro.
O comentário de Musk veio na sequência de acusações feitas pelo jornalista norte-americano Michael Shellenberger na 4ª feira (3.abr). Segundo Shellenberger, o ministro tem “liderado um caso de ampla repressão da liberdade de expressão no Brasil”.
Os comentários críticos escalaram o tom e Musk disse que pensa em fechar o Twitter no Brasil e que divulgará as exigências de Moraes que violam leis. Ele também chamou o ministro de“tirano”, “totalitário”e “draconiano”, dizendo que ele deveria “renunciar ou sofrer um impeachment”.
Poder 360