Rosas di Maria 2
Avião da Azul pousando no Aeroporto Santos Dumont, no Rio — Foto: Márcia Foletto/Agência O Globo
politica

Um ano sem voar: passageiros foram responsáveis por mais de duas confusões por dia em voos, em 2023; Anac propõe punição

Passageiros que causarem confusões em aviões, em aeroportos ou que colocarem em risco operações aéreas podem ser punidos, de acordo com a proposta finalizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e que será votada nesta terça-feira. Segundo a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), só em 2023, foram registrados 735 casos, uma média de dois por dia.

Na nova resolução, pessoas que tenham atitudes indisciplinares deverão receber punições, como a suspensão do direito de voar por um ano.

Em nota, a Anac informou que será realizada uma reunião da Diretoria Colegiada para definir a abertura de uma consulta pública sobre o tema nesta terça-feira. A proposta ainda pode receber contribuições antes de retornar para análise da Agência, que afirma considerar a participação da sociedade "de grande importância para o rito regulatório".

A Anac também afirma que ainda não é possível apontar quando a nova regulação entrará em vigor, uma vez que "o prazo para implantação da regra depende do andamento do rito regulatório em si".

CASOS AUMENTAM

Além dos números registrados no ano passado, a Abear também informa que entre 2019 e maio de 2024 foram registrados 3.011 casos de indisciplina.

Enquanto em 2023 foram 735 casos, os dados coletados de 2022 mostram um aumento significativo. Naquele ano, foram 585 casos registrados dos quais 9% envolveram agressões físicas leves ou mais violentas. Do total de casos, 42% ocorreram em solo, 32% em solo na aeronave e 26% durante o voo.

O Globo

400x400 (2).gif CUIDARE - DEPOIS DO POST orathoria - depois do post Humanas Junho 2024 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Um ano sem voar: passageiros foram responsáveis por mais de duas confusões por dia em voos, em 2023; Anac propõe punição"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    [VÍDEO] EXCLUSIVO: Sobrinho confessa ter matado a tia em Capim Macio

  2. 2

    Filho de Lula xinga Janja em mensagem no WhatsApp; veja print

  3. 3

    Aos 93 anos, Silvio Santos é internado em São Paulo

  4. 4

    Confusão grande com a turma da ASSEN vai parar na Justiça

  5. 5

    [VIDEO] Assassino frio: Jovem que matou própria tia estava dormindo tranquilo quando a Polícia chegou

TRANFERENCIA 640x170.png