Rosas di Maria 2
Imprensa minimiza atitude birrenta de Lula sobre Milei
politica

Lula critica Campos Neto e diz que comandante do Banco Central precisa ser indicado pelo presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a criticar nesta segunda-feira a gestão do atual presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, à frente da autoridade financeira. Segundo Lula, "não é correto" governar o país com um presidente do BC indicado por outro presidente.

 

Em entrevista à rádio Princesa, da Bahia, Lula afirmou que o correto é que o atual presidente da República indique quem vai comandar a autoridade finaceira durante o seu mandato.

 

— Eu estou há dois anos governando com o presidente do Banco Central indicado pelo Bolsonaro.Ou seja, não é correto isso. O correto é que o presidente entre e indique o presidente do BC. Se não der certo, ele tira. Como o Fernando Henrique tirou três.

 

A lei define que o presidente do Banco Central terá mandato de quatro anos não coincidente com o do presidente da República.

 

Nesta segunda-feira, Lula também voltou a criticar a decisão do Banco Central de manter a taxa básica de juros (Selic), em 10,5% ao ano e classificou a medida como "exagerada".

 

— Quem quer o banco central autônomo é o mercado. Eu tive um Banco Central independente, o Meirelles ficou 8 anos no Banco Central no meu governo, sem que o presidente se metesse. O que você não pode é ter um Banco Central que nao está combinando com o que é o desejo da população. Não precisamos ter política de juros alto nesse momento. A taxa selic de 10,5% está exagerada. A inflação está controlada.

 

Em sua última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu manter a taxa básica de juros (Selic) em 10,50% ao ano, após sete cortes consecutivos iniciados em agosto do ano passado, quando a taxa estava em 13,75%. A decisão interrompe o ciclo de queda a contragosto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

Nas últimas semanas, Lula visitou São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Ceará, Maranhão e Piauí. Ainda nesta semana, a previsão é que o presidente passe por Pernambuco e Goiás.

 

Em duas semanas, o petista concedeu sete entrevistas a mídias de diferentes estados. As conversas foram marcadas por críticas ao presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, e a taxa básica de juros em 10,5% ao ano.

O Globo

400x400 (2).gif CUIDARE - DEPOIS DO POST orathoria - depois do post Humanas Junho 2024 96 - FM - depois do post

4 comentários para "Lula critica Campos Neto e diz que comandante do Banco Central precisa ser indicado pelo presidente"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Operação da Polícia no Alphaville (Alphachifre) em Mossoró

  2. 2

    [VIDEO] Nomes e todos os detalhes sobre prisão do médico acusado de pedofilia

  3. 3

    Sepultamento de Petrucio Rodrigues

  4. 4

    O terrível plano de Fátima Bezerra para lascar a população do RN

  5. 5

    Operação no Alphachifre (Alphaville) combate crimes de abuso sexual infantojuvenil no RN

TRANFERENCIA 640x170.png