Rosas di Maria 2
tagreuters.com2024binary_LYNXMPEK701YH-FILEDIMAGE.webp
esportes

Premiê italiana e COI discutem “justiça” no esporte após polêmica de gênero

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, levantou a questão da disputa de gênero no boxe com o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, depois que a boxeadora italiana Angela Carini desistiu da Olimpíada no meio da luta nesta quinta-feira (1º).

A notícia é da CNN Brasil. O caso foi destaque no 96 FM Esportes (veja no link abaixo). Carini se retirou depois de sofrer uma série de golpes esmagadores de sua adversária, a argelina Imane Khelif, que no ano passado não passou em teste de elegibilidade de gênero no Campeonato Mundial.

Meloni disse que a luta de Carini contra Khelif não era uma luta entre iguais. “Durante a reunião presencial [com Bach], o caso da atleta Imane Khelif e a questão das regras para garantir a justiça nas competições esportivas também foram abordados”, disse o gabinete de Meloni, acrescentando que o governo italiano e o COI permaneceriam em contato sobre como lidar com o assunto no futuro.

A Itália sediará os Jogos de Inverno de 2026.

Entenda a polêmica

Khelif e a bicampeã mundial de Taiwan Lin Yu-ting foram liberadas para lutar em Paris depois que o COI, no ano passado, destituiu a Associação Internacional de Boxe (IBA) de seu status de órgão dirigente do boxe por questões de governança e assumiu o comando da competição de boxe de Paris 2024.

Ambas foram desqualificadas no Campeonato Mundial de 2023 depois de não cumprirem as regras de elegibilidade da IBA que impedem atletas com cromossomos XY masculinos de competir em eventos femininos.

As diferenças de distúrbio sexual são um grupo de condições raras que envolvem genes, hormônios e órgãos reprodutivos. Algumas pessoas com essa condição são criadas como mulheres, mas têm cromossomos sexuais XY e níveis de testosterona no sangue na faixa masculina.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Premiê italiana e COI discutem “justiça” no esporte após polêmica de gênero"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png