Rosas di Maria 2
dX1b7sGUHLCMtJnkrT2fG4zY9v83LdEw7ipdeD6w.jpg
politica

ALRN: Cristiane Dantas reitera cobranças por ações da Secretaria da Saúde Pública do RN

Na Sessão Ordinária desta quinta-feira (12), na Assembleia Legislativa do RN, a deputada Cristiane Dantas (SDD) deu as boas-vindas ao deputado Isaac da Casca e à desembargadora do Tribunal de Justiça do RN (TJ-RN), Sandra Elali, ambos empossados hoje. A parlamentar também cobrou os desdobramentos relacionados a duas audiências públicas realizadas pelo seu mandato, com relação à criação do Centro de Referência de Doenças Raras no Estado e da linha de cuidado para mulheres com endometriose. 

“Primeiramente, eu gostaria de dar as boas-vindas ao deputado Isaac da Casca. Que você faça aqui um bom trabalho, representando a sua região de Mossoró e seja uma voz ativa nos direitos das pessoas que lhe confiaram essa votação, possibilitando que você esteja aqui, hoje, na Assembleia, honrando o seu mandato. Então, seja bem-vindo e faça aqui um bom trabalho!”, iniciou.

Na sequência, a parlamentar parabenizou a desembargadora Sandra Elali, que tomou posse hoje no Tribunal de Justiça. “Ela é uma voz ativa das mulheres no Poder Judiciário, e isso é muito importante para todas nós. Portanto, dou os meus parabéns à desembargadora, pela sua posse e por toda sua trajetória", complementou.

A deputada falou ainda sobre requerimentos apresentados à Secretaria de Saúde, como resultado de encaminhamentos de duas audiências públicas.

“Eu também quero falar sobre um requerimento que apresentamos à Secretaria de Saúde, para saber como estão os encaminhamentos para a criação do ‘Centro de Referência de Doenças Raras no RN’. O tema foi debatido em fevereiro de 2023, quando reunimos profissionais da Saúde e pacientes, aqui no Legislativo. Na ocasião, foi constatada a grande dificuldade que essas pessoas enfrentam no seu dia a dia. Por exemplo, hoje no Estado nós só temos um geneticista, que é o profissional responsável pelo diagnóstico. Além disso, as mulheres têm dificuldade de acesso aos exames e às medicações necessárias ao tratamento. Tudo isso foi conversado com a secretária, em maio de 2024. Mas eu volto a cobrar a necessidade e urgência de criação desse centro de referência”, frisou Cristiane. 

A deputada falou também que aguarda os desdobramentos de reuniões feitas na referida secretaria, com relação à linha de cuidado para mulheres com endometriose. 

“Hoje nós não temos um hospital no Estado que faça a cirurgia dessas mulheres, que muitas vezes passam por vários procedimentos, por falta de um diagnóstico preciso. Elas frequentemente são mutiladas e perdem sua qualidade de vida. Já tivemos uma reunião com a senadora Zenaide e com uma das diretoras da Maternidade Januário Cicco, Dra. Sônia, para que o hospital, em cooperação com o Onofre Lopes, possa reunir os profissionais habilitados a fazerem essas cirurgias, que são de alta custo e complexidade. Nós estamos no caminho certo, mas precisamos que o Estado também faça sua parte, para que os municípios possam atender essas mulheres e dar o diagnóstico precoce, proporcionando-lhes mais qualidade de vida”, concluiu.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "ALRN: Cristiane Dantas reitera cobranças por ações da Secretaria da Saúde Pública do RN"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png