Histórico integrante do PT, o ex-vereador Fernando Lucena teve o pedido de candidato indeferido para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Natal neste ano. Lucena está atualmente filiado ao PSOL e é considerado inelegível, mas ainda pode recorrer da decisão.
Segundo revelou o Grande Ponto, Lucena responde a duas ações de improbidade administrativa e a uma ação penal pelo crime de peculato pelo uso de uma suposta servidora fantasma quando era parlamentar.
A sentença foi emitida pelo juiz eleitoral José Armando Pontes Dias Júnior no último sábado (31), e a defesa de Lucena recorreu. Na plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o registro de candidatura do ex-vereador aparece como “indeferido em prazo recursal ou com recurso”.
Lucena foi condenado em 31 de maio do ano passado no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN) e recorreu. Na sentença, ele fora condenado a ressarcir o erário público pelo uso de uma mulher como servidora fantasma no seu gabinete entre 2006 e 2008.