Um depoimento do acordo de delação de Mauro Cid coloca os ex-ministros Onyx Lorenzoni (Secretária Geral) e Gilson Machado (Turismo) e os senadores Jorge Seif (PL-SC) e Magno Malta (PL-ES) entre os aliados de Jair Bolsonaro que defendiam um golpe militar.
A notícia é do Metrópoles. A coluna teve acesso ao depoimento que foi revelado pelo colunista Elio Gaspari. Os ex-ministros e senadores, segundo depoimento de Cid à PF em agosto de 2023, integravam uma ala mais radical de apoiadores de Bolsonaro.
Ao lado deles estavam o deputado Eduardo Bolsonaro, a esposa do ex-presidente, Michelle, o assessor Filipe Martins e o general Mário Fernandes.
Desse grupo, somente Mario Fernandes e Filipe Martins foram indiciados pela Polícia Federal no inquérito sobre o golpe.
“Que o general Mario Fernandes atuava de forma ostensiva, tentando convencer os demais integrantes das forças a executarem um golpe de Estado. Que compunha também o referido grupo a ex- primeira dama Michelle Bolsonaro”, disse Cid.
Sobre Martins, Cid afirmou que ele se encontrava com Bolsonaro e foi responsável por entregar o texto com os considerandos para a prisão de várias pessoas, entre elas, o ministro Alexandre de Moraes.
De acordo com Cid, os integrantes da ala mais radical conversavam constantemente com Bolsonaro “instigando-o para dar um golpe de Estado, afirmavam que o ex-presidente tinha o apoio do povo e dos CACs [Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores] para dar o golpe”.