Drones das polícias Militar e Civil registraram criminosos fortemente armados — inclusive uma mulher — fugindo em fila indiana pela mata da Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio, durante a Operação Contenção na manhã desta terça-feira (28). A notícia é do G1.
A ação contra traficantes do Comando Vermelho (CV) mobiliza 2,5 mil agentes do Rio nos complexos da Penha e do Alemão. A ação deixou mortos e feridos. Nas imagens, bandidos aparecem com roupas camufladas e carregando fuzis, avançando por trilhas clandestinas em meio à vegetação.
A fuga silenciosa e coordenada lembra a cena emblemática registrada em 2010, quando traficantes escaparam por uma trilha entre a Vila Cruzeiro e o Complexo do Alemão, durante uma grande operação policial que ficou marcada na história da segurança pública do RJ.
O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, Victor Santos, falou sobre a operação e afirmou que o estado não tem condições de enfrentar sozinho o crime organizado e cobrou apoio mais efetivo do governo federal e de outras esferas de poder.
“Estamos falando de 9 milhões de metros quadrados de desordem urbana [no Alemão e na Penha], com becos intransitáveis, casas irregulares e criminosos que dominam o território. É impossível enfrentar isso apenas com o efetivo do estado", disse em entrevista ao Bom Dia Rio.
Alguns traficantes reagiram a tiros e com barricadas em chamas — dezenas de colunas de fumaça podiam ser vistas de diversos pontos da cidade. A Polícia Civil afirmou ainda que, em retaliação, criminosos lançaram bombas com drones.