Rosas di Maria 2
whatsapp-image-2025-10-05-at-21.32.12.avif
politica

Deputado Coronel Azevedo homenageia os 150 anos de Macau em Sessão Solene na ALRN

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN) promoveu, nesta segunda-feira (6), uma sessão solene em homenagem aos 150 anos de emancipação política do município de Macau, por propositura do deputado Coronel Azevedo (PL). O evento reuniu autoridades, gestores municipais, ex-parlamentares, representantes de instituições públicas e da sociedade civil, em uma celebração marcada por reconhecimento, emoção e gratidão à trajetória histórica, econômica e cultural da cidade salineira — um importante polo produtivo e turístico do Estado.

Em discurso, Coronel Azevedo destacou a importância do município para o Rio Grande do Norte. “Hoje é um dia especial, um dia histórico para o nosso Estado. Rendemos homenagem aos homens e mulheres que escreveram a história da belíssima cidade de Macau, uma das joias do território potiguar”, afirmou. O parlamentar lembrou sua presença nas celebrações do último 9 de setembro, quando presenciou a alegria popular durante os desfiles cívicos, e ressaltou que a solenidade na ALRN simboliza o reconhecimento ao legado dos pioneiros que ajudaram a construir o município — dos salineiros e pescadores aos educadores e gestores públicos.

Ao enaltecer o papel de Macau como um dos pilares econômicos e culturais do Estado, Azevedo frisou a vocação da cidade para a produção de sal, o turismo e o potencial energético. Ele também destacou o trabalho da prefeita Flávia Veras, primeira mulher a governar o município, e do ex-prefeito Flávio Veras, a quem chamou de “amigo, parceiro e grande colaborador para o desenvolvimento de Macau”. Para o deputado, celebrar os 150 anos do município é também valorizar a identidade potiguar: “Macau é parte da nossa história. Celebrar seus 150 anos é celebrar o Rio Grande do Norte, reconhecer o valor de uma cidade que gera emprego, movimenta a economia e preserva a nossa essência.”

Falando em nome dos homenageados, a prefeita Flávia Veras expressou emoção e orgulho em representar o município em um momento tão simbólico. Ela destacou o trabalho da atual gestão em parceria com o Governo do Estado e agradeceu à Casa Legislativa pela homenagem, ressaltando a importância da união entre os poderes em prol do desenvolvimento local. “Macau é uma cidade de gente trabalhadora, acolhedora e que tem muito amor pela sua terra. Estar aqui recebendo esse reconhecimento é motivo de alegria e gratidão”, afirmou.

Flávia também fez questão de lembrar o legado político e administrativo do ex-prefeito Flávio Veras, a quem atribuiu inspiração e aprendizado, além de reafirmar o compromisso de continuar investindo na infraestrutura, no turismo e na melhoria da qualidade de vida da população. “Macau é grande pela sua história, pelas suas riquezas e, principalmente, pelo seu povo. Vamos seguir trabalhando com amor e responsabilidade para que os próximos 150 anos sejam ainda mais prósperos”, declarou a prefeita.

Também presentes na solenidade, o prefeito de Ipanguaçu, Jefferson Santos, ressaltou a importância histórica e econômica do município salineiro para o RN, reconhecendo Macau como símbolo de prosperidade, tradição e cultura. O prefeito Eribaldo Lima, de São José de Campestre, parabenizou a prefeita Flávia Veras “por cuidar de Macau com dedicação e zelo” e elogiou o deputado Coronel Azevedo pela homenagem. 

Compondo a mesa de trabalhos da sessão, o deputado federal General Girão (PL) ressaltou o simbolismo histórico e humano do município. O parlamentar elogiou a gestão da prefeita Flávia Veras, o legado da ex-governadora Wilma de Faria e reafirmou seu compromisso com a cidade, afirmando: “Um povo que reverencia sua história dificilmente será dominado”.

Durante a sessão solene, foram prestadas homenagens a instituições, entidades, lideranças e personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da cidade. A celebração destacou o papel de diferentes segmentos da sociedade na construção dos 150 anos de trajetória do município, reconhecendo o trabalho coletivo que fortalece sua identidade e importância.

Homenageados e Representantes

2º/RN Grupo Escoteiros Guy de Larigaudie — Jailson Milton M. da Silva
1ª Companhia Independente de Polícia Militar de Macau — 2º Tenente Elton Caio Silva Nascimento
5ª Delegacia Regional de Polícia Civil de Macau — Sandro Reges Souza Soares
Associação das Marisqueiras do Porto da Pescaria — Suely Xavier da Costa Soares
Associação de Amigos do Autista (AMA) — Jéssica Bezerra Matias
Associação de Proteção e Defesa dos Animais e do Meio Ambiente da Região Salineira (AMPARE) — Raíssa Dominique Andrade Martins
Associação Macau Inclusiva de Pessoas com Deficiência (AMID) — Albanisa de Souza Coutinho
Benito Maia Barros (in memoriam) — Susana Silva Barros
Câmara de Dirigentes Lojistas de Macau (CDL) — Lúcio Fernandes de A. Júnior
Câmara Municipal de Macau — Maria da Conceição dos Santos Lins
Centro de Educação Integrada Monsenhor Honório — Pe. João Pedro Acurcio
Colônia de Pescadores e Maricultura Z-9 de Macau — Luzileide Batista da Silva
Colônia de Pescadores Z-41 Capataz Manoel Lucas — Evilânia Lima de Miranda
Filarmônica Monsenhor Honório — Fábio Henrique Rocha da Cunha
Gilberto Edinor Cabral Avelino (in memoriam) — Augusto Carlos A. T. de Carvalho
Grupo Espírita Bezerra de Menezes — José da Silveira
Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Macau (IEADERN) — Rilton Martins Peixoto
Instituto Federal do Rio Grande do Norte – Campus Macau — Luiz Henrique Medeiros da Costa
Joaquim H. da S. (Monsenhor) (in memoriam) — Nélio Silveira Dias Júnior
Lions Clube de Macau — Francisco H. Nunes dos Santos
Loja Maçônica 27 de Dezembro em Macau — Jorge Luís de Almeida Ribeiro
Prefeitura de Macau — Flávia Patrícia T. Veras Vieira
Paróquia Nossa Senhora da Conceição — Pe. João Pedro Acurcio
Paulo “Paulinho de Macau” (in memoriam) — Polyana Varela do Nascimento
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Estadual Ponta do Tubarão — Iracy Wanderley Filha
Serviço Social da Indústria (SESI) — Aldécia Cortês Pereira Pinto
Sirlley Rochele Bezerra Maciel (in memoriam) — Helena Lourdes Bezerra Maciel
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – Campus Professor Benito Maia Barros — Hênio Ferreira de Miranda
Wilma Maria de Faria (in memoriam) — Márcia Faria Maia

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Deputado Coronel Azevedo homenageia os 150 anos de Macau em Sessão Solene na ALRN"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png