O ministro do Turismo Celso Sabino (União) está agarrado ao cargo no governo de Lula (PT) contra a vontade de seu partido. A notícia é do Diário do Poder.
Enquanto resiste em buscar capital político na conferência climática mundial COP30, na capital do Pará, onde deseja ser eleito senador em 2026, uma empresa do minitro reservou R$ 3 milhões da Capital Real Combustíveis e Derivados para um projeto que já destruiu uma área verde de 5 mil m² para erguer seu posto de combustíveis, vizinho ao Aeroporto de Belém.
O auxiliar do presidente petista disse ter todas as licenças ambientais para o projeto que alega não ter destruído parte da Floresta Amazônica, mas açaizeiros e vegetação rasteira de juquiras, na área da União cedida à empresa da qual é sócio pela concessionária Noa (Norte da Amazônia Airports), que administra o Aeroporto de Belém até 2053. A cessão prevê um custo de R$ 65 mil mensais, mais 2% do faturamento do negócio.
O Aeroporto de Brasília é a a principal via de acesso de turistas do mundo inteiro que visitam a capital do Pará, que tem acolhido ambientalistas e autoridades de todo o planeta, para debater temas cruciais para um futuro sustentável. Mas a cúpula das Nações Unidas tem enfrentado dificuldades de consensos sobre medidas efetivas para retardar e tentar reverter o aquecimento global.