“Neste momento de qualificação, vocês se credenciam para avançar na escolha de um ambiente profissional. E é preciso que vocês não deixem de reconhecer aqueles que estiveram sempre ao seu lado. Seus pais, familiares, amigos e professores testemunhando cada conquista de vocês”, continuou. “Então, que as novas etapas venham cheias de sonhos e conquistas. É importante que levem com vocês a determinação, coragem, força e fé. São palavras que devem ficar ativas e permanecer no coração de vocês”, acrescentou Serquiz, escolhido como paraninfo da turma.
Ele também fez referência aos professores, como formadores de pessoas para a sociedade, em um modelo de educação que alia a excelência técnica com a formação cidadã. “Os professores são fundamentais nesse processo. Formam não só pessoas com qualidade técnica, mas formam cidadãos para a vida”, ressaltou o presidente.
A superintendente do SESI-RN, Danielle Mafra, destaca que a colação de grau é um momento especial de conclusão de ciclos. “Ver os alunos colando grau e suas famílias extremamente felizes e satisfeitas com o desempenho deles e o resultado final foi um momento emocionante. Foi uma cerimônia realmente muito amorosa e especial para todos que fazemos o SESI-RN”, ressalta.
“Para mim, que sou educadora, é um momento muito transformador, porque a gente sabe do poder da educação e vê que esses meninos agora seguem novos caminhos da educação profissional, numa cidade como Mossoró, em pleno desenvolvimento. A gente entende que o SESI cumpre sua missão com a educação básica, entregando educação de qualidade para esses estudantes”, completa Danielle.
O professor padrinho da turma, Harly Paulo da Silva Costa, falou sobre a experiência de acompanhar de perto a trajetória dos estudantes. “Sou uma testemunha emocionada dessa jornada que vocês percorreram durante o ensino médio. A palavra que define o momento não é o fim, mas o legado”, declarou.
“A verdade é que ao longo desses três longos anos, o maior presente que recebemos foi a oportunidade de testemunhar a linda história que vocês escreveram juntos. E finalmente, chegamos no ano de 2025, o ano da coragem, o ano da vitória e também da despedida. Hoje, ao cruzar esse palco, vocês validam não apenas os diplomas, mas também o projeto de vida de vocês que foi iniciado lá em 2023”, acrescentou o professor.
Já a oradora das turmas de formandos, Lígia Camila da Silva Oliveira, prestou homenagens a cada professor com quem as cinco turmas tiveram contato. “O ensino médico da SESI Escola é feito de pessoas. E que figuras lendárias nós colecionamos ao longo dessa estrada”, comentou. “A todos os professores que diretamente ou indiretamente contribuíram nesses últimos três anos, a vocês, mestres, nosso muito obrigado. Vocês não apenas nos ensinaram matérias, mas nos prepararam para o mundo com carinho e bom humor” completou Lígia.
Em uma mensagem que emocionou o público, a aluna pediu licença aos colegas para fazer uma mensagem de agradecimento e carinho direcionada à própria mãe na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A formatura contou com a participação da coordenadora de Educação do SESI-RN, Ana Karenine Medina, e da gerente da SESI Escola de Mossoró, Mayara Neves.