Rosas di Maria 2
Pix registra maior volume de pagamentos de janeiro, após governo revogar regras
economia

Fake news sobre Pix: golpistas publicaram mais de 1770 anúncios falsos

Em janeiro deste ano, diversos conteúdos desinformativos sobre o Pix passaram a circular nas redes sociais. A falsa taxa da plataforma de pagamento foi a fake news que mais repercutiu, o que fez com que o governo Lula revogasse o ato normativo que alterava as regras de fiscalização da Receita Federal sobre transações financeiras.

Como consequência da onda de fake news envolvendo o Pix, golpistas aproveitaram para fazer mais de 1.770 anúncios fraudulentos nas plataformas da Meta, dona do WhatsApp, Facebook e Instagram, segundo levantamento do NetLab, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). De acordo com o estudo, os golpistas convenciam vítimas a receber supostas quantias em dinheiro e afirmavam que elas poderiam ser alvos do governo.

Cerca de 40% das postagens levavam a páginas falsas que se passavam por sites de instituições públicas, além de conter logomarcas de órgãos como a Caixa Econômica Federal e o Banco Central (BC). 81,7% das páginas alegavam promover o serviço Valores a Receber, oferecido pelo BC a fim de auxiliar pessoas físicas e jurídicas a resgatarem dinheiro esquecido em instituições financeiras.

O levantamento afirma que 70% das publicações continham alguma adulteração feita com inteligência artificial (IA), incluindo vídeos manipulados de políticos e jornalistas. Ao todo, os conteúdos fraudulentos foram feitos por 151 anunciantes e davam acesso a 87 sites. Além disso, os anunciantes conseguiram atingir ainda mais usuários ao pagar pelo impulsionamento das publicações por meio das ferramentas de marketing da Meta.

Em resposta, a Meta afirmou em comunicado que atividades que tenham como objetivo enganar, fraudar ou explorar terceiros não são permitidas em suas plataformas e que estão “sempre aprimorando a sua tecnologia para combater atividades suspeitas”. A empresa também recomendou que os internautas denunciem quaisquer conteúdos que acreditem ir contra os Padrões da Comunidade do Facebook, das Diretrizes da Comunidade do Instagram e os Padrões de Publicidade da Meta através dos próprios aplicativos.

VEJA

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Fake news sobre Pix: golpistas publicaram mais de 1770 anúncios falsos"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png