Rosas di Maria 2
gleisi lula padilha presidente ministros
politica

Dora Kramer: O nome do jogo é incerteza

O nome do jogo é incerteza
A dúvida é como dois petistas sob desconfiança atrairão crédito ao governo no Congresso

Os petistas Gleisi Hoffmann e Alexandre Padilhaassumem as pastas de Relações Institucionais e da Saúde com tarefas difíceis. Ela, a de conter o ímpeto de fuga do centrão e ainda amarrá-lo a alianças para 2026; ele, a missão de dar um brilho na vitrine da área para atender a incessante busca do governo por marca forte.

Agora titular do ministério com o maior volume de emendas parlamentares e orçamento parrudo, Padilha também foi escolhido para interagir com o Congresso de forma mais eficaz que a antecessora. A conferir se dará conta da empreitada, já que saiu da articulação justamente por desgaste político.

Gleisi tem um trabalho mais árduo. Primeiro, convencer Deus, o mundo e seu Raimundo a esquecer o que escreveu numa resolução do Diretório Nacional do PT de 2023 chamando de "austericídio fiscal" a política de equilíbrio de contas defendida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT).

A nova ministra precisará também levar o centrão a fazer de conta que não ouviu ela atribuir o mau desempenho do partido nas eleições municipais de 2024 às alianças da direita e ao uso de emendas por parte desse grupo. Como se o PT não tivesse tido o mesmo acesso, em alguns casos até maior, a tais recursos.

Ainda que haja uma troca de figurino dada a característica de tarefeira disciplinada, obediente a ordens de cima, por mais bem-intencionado que seja o mensageiro há dificuldade no Congresso de emprestar confiança a delegados do Planalto.

Dois motivos principais para essa desconfiança: um é a impopularidade de Lula (PT) num barco à deriva que pode afundar; outro, o modo descortês como são tratados ministros cujos desempenhos ficam aquém das expectativas do presidente.

Além disso, o racha interno na troca de comando do partido presidido por ela até a semana passada não confere a Gleisi Hoffmann a melhor credencial no quesito atenuação de conflitos.

Se não pacificou a própria casa, ficam dúvidas sobre sua capacidade de apaziguar os ânimos nas moradas partidárias de vizinhos ariscos.

Dora Kramer - Folha de São Paulo

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Dora Kramer: O nome do jogo é incerteza"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png