O vereador de Natal, Leo Souza (REPUBLICANOS), denunciou nesta terça-feira (15) um problema que está causando prejuízo a vida de muitas famílias no RN: a subutilização do tomógrafo do Hospital Varela Santiago. O equipamento teria condição de atender até 10 pacientes por hora, mas por conta da lentidão na regulação do Estado, atende apenas três pessoas por dia, em média.
A informação foi revelado por Leo Souza no plenário da Câmara Municipal de Natal. “O tomógrafo é de última geração e está lá, operando, pronto, mas por falta de um servidor para autorizar a regulação, crianças seguem sem diagnóstico. Isso é inadmissível. Se tem um tomógrafo em convênio com o Estado, não faz sentido deixar a população esperando”, afirmou o vereador.
Leo Souza ainda destacou que fazer essa denúncia é importante porque a governadora Fátima Bezerra (PT) pode até não estar sabendo dessa dificuldade burocrática na regulação dos exames, mas que é preciso resolver o quanto antes. “Não acredito que seja por maldade, mas é inaceitável que falte vontade ou gestão para resolver isso. Se não tem dinheiro para pagar, que pendure. Com saúde não se brinca, não se economiza”, destacou.
O vereador ainda deu como exemplo a fiscalização que fez em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Natal e, nelas, constatou a falta de itens básicos, como esparadrapo e ataduras. Contudo, no mesmo dia, foi a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e o secretário Geraldo Pinho mostrou que já está sendo preparada a compra emergencial desses itens. "Isso não vai resolver os problemas da saúde, mas precisamos de respostas rápidas para essas questões, porque o povo precisa e a doença não espera", afirmou.
Ver essa foto no Instagram