Para celebrar seu aniversário de 20 anos, o Google Maps reuniu os dez museus, parques, praias e atrações turísticas que mais receberam avaliações ou foram fotografadas nos últimos anos. Os dados foram coletados de 2010 a janeiro de 2025.
Muito mais do que ajudar as pessoas a irem do ponto A ao ponto B, a ferramenta informa curiosidades do local, avaliações de outros turistas e até sugestões de pontos turísticos ou gastronômicos próximos. Desde o ano passado, o immersive view também permite a visualização do clima e tráfego para que o turista saiba exatamente o que esperar antes de sair.
Agora, também será possível visualizar a rota mais sustentável no Maps e escolher a mais eficiente em termos de combustível ou energia para o seu destino. Basta abrir as instruções e tocar na rota com a folha verde. Disponível para iOS e Android.
Para aproveitar o clima de feriado, abaixo você confere as praias mais fotografadas do Brasil que merecem uma visita.
É importante falar, que quase todas elas também compõem a lista das praias mais avaliadas da plataforma, com exceção de Ponta das Canas e Maragogi. No lugar, a Praia dos Artistas (Natal, RN) e a Praia do Leme (Rio de Janeiro, RJ) ganham destaque. A primeira, foi avaliada por mais de 19.600 pessoas e conta com nota 4,5 de 5; e a segunda, quase 15 mil pessoas deram uma média de 4,7/5.
1. Praia das Laranjeiras, Balneário Camboriú (SC)
Com apenas 750 metros de orla, essa é a praia mais fotografada também e é a mais avaliada do País. Para chegar lá é possível ir até de teleférico, descendo na Estação Laranjeiras do Parque Unipraias. É, portanto, bem comum ver os turistas desembarcando ali para aproveitar umas horas de praias antes ou depois de curtir as atrações do parque.
No Google Maps, ela tem mais de 41 mil avaliações, com nota média de 4,7 (de 0 a 5). Os elogios abordam bastante a cor e tranquilidade da água, enquanto as críticas são feitas ao tamanho do espaço.
2. Praia Guarda do Embaú, Palhoça (SC)
A 46 km de Florianópolis, o lugar conta com cerca de mil moradores e é considerada, para muitos surfistas, uma das melhores praias para prática do esporte. Para ter acesso a suas praias é necessário atravessar o rio da Madre, divisa geográfica entre os municípios de Paulo Lopes e Palhoça. De abril a julho, período da pesca da tainha, a prática de esportes náuticos, inclusive o surf, é proibida.
3. Praia Martim de Sá, Caraguatatuba (SP)
Uma das praias mais “badaladas” da região se destaca por sua beleza e presença de boa estrutura comercial e bares noturnos. Afinal, seu mar é um pouco mais agitado do que o restante, com ondas fortes principalmente no Canto Bravo. De qualquer modo, está em segundo lugar nas praias mais bem avaliadas do Brasil: 4,5/5, com mais de 27 mil avaliações.
4. Praia do Forte, Cabo Frio (RJ)
Com 7,5 km de extensão, é a principal praia do município de Cabo Frio. Em seu extremo esquerdo está localizado o Forte São Matheus, construção do século XVII. É desse lado também que as águas da praia são mais calmas e quentes, enquanto o lado direito, um pouco mais vazio, conta com turistas que procuram por práticas de esportes náuticos.
5. Orla Brigitte Bardot, Armação dos Búzios (RJ)
Armação dos Búzios era uma pacata vila de pescadores. Somente após a visita da atriz Brigitte Bardot que esse paraíso foi revelado ao mundo. A Orla Bardot compõe com a Rua das Pedras, ali perto, o epicentro do turismo na cidade, com lojas de grife, bares, baladas e muita gastronomia boa.
6. Praia Ponta das Canas, Florianópolis (SC)
Essa praia conta com areia fofa e branca e águas calmas. Não há divisa natural entre ela e a vizinha Praia da Cachoeira do Bom Jesus, assim pode-se caminhar entre praias sem obstáculos ou praticar esportes tranquilos, como stand-up paddle e caiaque.
7. Praia de Coroa Vermelha, Santa Cruz Cabrália (BA)
O nome do local vem dos grandes recifes de corais no fundo do mar, que tem uma cor alaranjada. A região fica a cerca de 16 km de Porto Seguro e muita gente aproveita o passeio para ir de buggy pela orla da praia. Além de toda beleza praiana, foi na Coroa Vermelha que a primeira missa do Brasil foi celebrada.
8. Praia Barra da Lagoa, Florianópolis (SC)
Essa é considerada o maior núcleo pesqueiro da Ilha de Santa Catarina, tendo capacidade para receber em média 50 embarcações. A orla tem 650 metros de extensão, mar tranquilo e águas cristalinas. Na cidade, é possível visitar o Projeto Tamar (R$ 40 por pessoa) que ensina mais sobre a vida marinha e o meio ambiente, além de conhecer várias espécies de tartarugas marinhas.
9. Pontal do Maragogi, Maragogi (AL)
Conhecido como Caribe brasileiro, suas águas transparentes, vistas de cima, espelham tons que variam entre o verde-esmeralda e azul. O mergulho é feito em piscinas naturais que aparecem em meio aos corais da região.
10. Praia do Atalaia, Salinópolis (PA)
Com um mar de águas mornas, a Praia do Atalaia é a mais famosa e a mais extensa das praias de Salinópolis. Na praia, é possível circular de carro e estacionar na faixa de areia. Isso, claro, quando não é época de nascimento de tartarugas no local ou a depender da maré, que pode formar piscinas naturais.
Não deixe de visitar as Dunas do Atalaia e a Lagoa da Coca-Cola, com 78 metros de extensão, famosa por suas águas de coloração escura.
Estadão