A Prefeitura de Natal reinaugurou hoje o prédio onde estão instaladas três secretarias municipais: Direitos Humanos, Esporte e Lazer e Segurança pública e Defesa Social. E uma novidade foi comemorada: um dos cômodos do Edifício José Josias Fernandes, no bairro do Tirol, abriga a primeira “Sala Sensorial” do município de Natal. Uma estrutura idealizada e executada com recursos próprios pelo vereador Tércio Tinoco, com apoio do prefeito Paulinho Freire, dos secretários das Pastas – Luciana Dantas, Hermes Câmara e Samara Trigueiro, respectivamente, e do Coordenador de Administração, Logística e Patrimônio da Câmara Municipal, Igor Costa.
“Foi uma união de esforços para vermos esse sonho virar realidade, e é só o começo. Ainda este mês, vamos inaugurar mais uma sala. E a ideia é expandir as Salas Sensoriais para outros prédios da administração municipal, como secretarias e Upas, por exemplo”, diz o vereador. As Salas Sensoriais são espaços adaptados para receber pessoas com deficiência, especialmente as com TDAH e autismo.
“Em lugares mais movimentados, com muita luz, barulho e movimentação, as crianças neurodivergentes podem não se sentir muito à vontade. A sala é um ambiente projetado e equipado para reduzir esses estímulos externos e ajudar as pessoas a se acalmar. É uma espécie de ‘refúgio’, que pode ajudar a prevenir crises, e dá mais conforto e segurança para os responsáveis que precisem buscar atendimento nas Secretarias abrigadas no mesmo prédio”, explica Tércio.
A ação faz parte do “Abril Azul”, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de conscientizar a população sobre o autismo.