Rosas di Maria 2
Como irmão de Lula ascendeu em sindicato investigado por fraudes no INSS frei chico
politica

Como irmão de Lula ascendeu em sindicato investigado por fraudes no INSS

Uma das entidades investigadas pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União por participar de um esquema que desviou bilhões de reais dos aposentados e pensionistas do INSS é um sindicato dirigido por um dos 17 irmãos do presidente Lula.

José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, é vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados Pensionistas e Idosos (Sindnapi), posto que assumiu em agosto do ano passado.

Fundado em 2000 e ligado à Força Sindical, o Sindnapi é apontado nas investigações como a terceira entidade que mais arrecadou com os descontos ilegais nas aposentadorias entre 2019 e 2024. Foram 259 milhões de reais neste período.

Para a Polícia Federal, a entidade deixou de apresentar a documentação necessária para comprovar que fez os descontos com a autorização dos associados.

Frei Chico chegou ao sindicato por intermédio de Lula. Interlocutores da Força Sindical contam que o petista era amigo de João Batista Inocentini, ex-presidente da entidade.

Lula pediu a Inocentini que acomodasse Frei Chico em algum posto do Sindnapi. Prontamente, o dirigente atendeu ao apelo feito pelo amigo.

Inocentini morreu em agosto de 2023, deixando a presidência do sindicato para Millton Baptista de Souza, que comanda a entidade até hoje. Foi ele que, em agosto do ano passado, decidiu colocar Frei Chico na chapa como vice-presidente.

O irmão do presidente possui diversas atribuições, dentre elas substituir Souza em caso de ausência, participar da elaboração de regras internas e definir o valor das mensalidades cobradas de quem se filia ao sindicato.

Apesar de ser citada na investigação da PF, o Sindnapi foi poupado de medidas recentes tomadas pelo governo em relação às fraudes.

A Advocacia-Geral da União, por exemplo, não incluiu o sindicato na lista de entidades que tiveram os recursos bloqueados para ressarcir os aposentados que foram vítimas do esquema.

A AGU informou que solicitou o bloqueio de recursos de 12 entidades, além de ter pedido também as quebras de sigilo fiscal e bancário de seus dirigentes.

Chefe do órgão, o ministro Jorge Messias explicou que só incluiu na lista as entidades que foram aparentemente criadas apenas para viabilizar as fraudes — o que não seria o caso do sindicato dirigido pelo irmão do presidente.

Em nota, o Sindnapi nega que a entidade seja investigada pela PF e pela CGU. Informa que o aumento da arrecadação do sindicato entre 2019 e 2024 tem relação direta com os serviços prestados pela instituição, como seguro de vida e atendimento à saúde. O sindicato comunicou também que já apresentou toda a documentação solicitada pelas autoridades. No texto, o Sindnapi negou também que Lula tenha ajudado Frei Chico a ingressar na instituição e destacou que o sindicato “não foi poupado pelo governo” nas medidas de combate às fraudes.

“O Sindnapi não foi poupado pelo governo em relação às fraudes. Simplesmente, o sindicato não é investigado. Nem o sindicato e nenhum dos seus dirigentes, incluindo Frei Chico. Frei Chico é um antigo militante sindical. Não precisou do presidente Lula para ingressar no sindicato. Não houve pedido algum do presidente Lula. Em 13 de agosto de 2024, Frei Chico foi eleito vice-presidente pelos seus méritos. Sua função no sindicato está relacionada ao acompanhamento dos casos de perseguição política feita pela ditadura militar contra sindicalistas. Ele não possui função administrativa e muito menos de captação de filiados”, diz o texto.

VEJA

cuidare_certo_mobile-01_1.gif Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg oorathoria_mobile-1_1.gif BANNER_MOBILE_SITE_RN_400x400.png 96 - FM - depois do post

2 comentários para "Como irmão de Lula ascendeu em sindicato investigado por fraudes no INSS"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Execução em uma das vias mais movimentadas da Grande Natal

  2. 2

    Mais um policial morre em treinamento no RN

  3. 3

    Morre mulher que ajudaria a revelar motivação de atentado na Olavo Montenegro

  4. 4

    Unimed volta a cobrar pro rata de 20% dos cooperados

  5. 5

    Vitória da A Gaspar: STJ bate martelo e põe fim a disputa pelo Hotel Tambaú

FACEX BANNER MOBILE