Rosas di Maria 2
presidente da CBF ednaldo rodrigues
esportes

19 federações ‘soltam a mão’ de Ednaldo e articulam eleger dirigente de Roraima na CBF

O nome que ganha força para substituir Ednaldo Rodrigues, afastado da presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), é Samir Xaud. Presidente eleito da Federação Roraimense (FRF), ele terá o apoio de pelo menos 19 federações que, na noite desta quinta-feira, publicaram um manifesto pela estabilidade da entidade e criticando o presidente afastado.

Aos 40 anos, Samir Xaud foi eleito em janeiro de 2025 para substituir o pai, Zeca Xaud, no comando da entidade a partir de 2027 até 2030. Zeca é um dos mais longevos cartolas entre as federações e, em 2026, completará 40 anos no cargo.

O filho é médico especialista em infectologia e medicina do esporte e atua também como empresário no ramo de treinamento esportivo. Samir não tomaria posse da FRF, em 2027, caso vencesse a eleição da CBF, que será para o quadriênio 2025-2029.

O perfil jovem é um ponto positivo na avaliação dos dirigentes que o apoiam. “O cenário exige uma renovação de ideias, de práticas e de lideranças, bem como a profissionalização definitiva das estruturas de gestão”, diz um trecho do manifesto, assinado pelas federações (veja na íntegra abaixo).

Por outro lado, o nome gerou reações negativas entre alguns clubes consultados pelas entidades estaduais, já que é preciso também apoio das agremiações para inscrição da chapa na eleição.

Há preocupação de que haja interferência política na indicação. A FRF tem apenas 10 filiados, dos quais nove votaram em Samir (o Monte Roraima esteve ausente no pleito). A pouca relevância de Roraima no cenário do futebol brasileiro também preocupa.

Entre os clubes do Estado, apenas o GAS disputa o Campeonato Brasileiro nesta temporada, na Série D. O clube é também o atual campeão bicampeão de Roraima.

O São Raimundo, que jogou a Série D em 2024, é outro destaque do Estado, junto do Náutico, Baré e Atlético Roraima, que estiveram na quarta divisão pela última vez, em 2022, 2020 e 2019, respectivamente.

Em 1995, quando a Série C era a última divisão, Roraima emplacou três clubes na terceira divisão. Atlético Roraima, Baré e Progresso estiveram entre os 107 participantes de todos os 26 Estados brasileiros.

O que falta para o lançamento da candidatura de Samir é a própria eleição. Não há data definida para isso, mas Fernando Sarney, vice da CBF indicado como interventor pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), tem prazo de 30 dias para marcar o pleito já convocado. O desejo do interino é “que seja logo”.

“Não é o momento eleitoral ainda. Não voto. Mas já ouvi falar (do Samir Xaud). Não posso dizer que não conheço. É um ótimo nome, gente boa”, declarou Fernando Sarney em conversa com o Estadão.

A situação ainda é analisada internamente. O próprio Sarney, assim como Ednaldo, podem ser candidatos. O presidente interino, porém, não vai se candidatar. Já o mandatário afastado perdeu o apoio que tinha até poucos dias.

Alguns clubes também ouviram de Flávio Zveiter, ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), que se apresentou como pré-candidato no afastamento anterior de Ednaldo, em 2023, mas ele também avisou que não tem interesse nesta vez.

Outras federações e clubes, principalmente aqueles ligados à Liga Forte União (LFU), articulam para que Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol, seja candidato. Ele também tentou lançar-se em 2023.

Agora, as 19 federações que “largaram a mão” do presidente afastado e assinaram o manifesto são de Alagoas, Pará, Rio Grande do Norte, Piauí, Minas Gerais, Ceará, Rondônia, Sergipe, Pará, Paraíba, Roraima, Amazonas, Acre, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Estadão

cuidare_certo_mobile-01_1.gif Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg oorathoria_mobile-1_1.gif BANNER_MOBILE_SITE_RN_400x400.png 96 - FM - depois do post

5 comentários para "19 federações ‘soltam a mão’ de Ednaldo e articulam eleger dirigente de Roraima na CBF"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Insegurança em pleno Tirol: ousadia dos criminosos choca moradores

  2. 2

    A falta de educação, respeito e conhecimento da Patricinha Bolivariana

  3. 3

    Efeito Mercedes em Natal

  4. 4

    [VÍDEO] Quem é o suspeito de importunar mais de 15 mulheres em ônibus circular da UFRN

  5. 5

    Cadu Xavier é candidato reborn do PT

FACEX BANNER MOBILE