A Polícia Civil prendeu nesta sexta-feira (16) um homem de 33 anos acusado de importunar sexualmente mais de 15 mulheres dentro de ônibus universitários e coletivos em Natal. A prisão preventiva foi cumprida em um condomínio no bairro de Petrópolis, na Zona Leste da capital.
Atualização: após a divulgação da notícia, a Polícia Civil compartilhou a imagem do suspeito, a divulgação da imagem tem como base o artigo 13, inciso II, da Lei nº 13.869/2019 (Lei de Abuso de Autoridade), que permite a exposição da identidade do investigado quando houver fundada suspeita da prática de outros crimes e interesse público na identificação de novas vítimas. Veja o momento da prisão no vídeo abaixo:
Segundo a Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM ZLOS), o suspeito já tinha histórico de crimes semelhantes em Minas Gerais, onde foi preso duas vezes. Em Natal, ele atuava desde fevereiro e passou a agir com mais frequência no mês de março, abordando principalmente estudantes universitárias.
As vítimas relataram os casos por meio de um grupo de mensagens e ajudaram a polícia a identificar o homem com base nas linhas de ônibus e horários das abordagens. Algumas mulheres relataram terem sido importunadas mais de uma vez.
A Polícia Civil pede que outras vítimas procurem a DEAM ZLOS, na Zona Sul da cidade, para formalizar a denúncia. A identidade das denunciantes será mantida em sigilo.
O crime de importunação sexual é previsto no artigo 215-A do Código Penal e prevê pena de reclusão de 1 a 5 anos. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça.