Rosas di Maria 2
WhatsApp Image 2025-05-23 at 18.30.28.jpeg
politica

Mais de cinquenta mulheres participam do 4º Mutirão do DIU, em Macaíba

A Prefeitura Municipal de Macaíba, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta sexta-feira (23), na UBS do Potengi, o 4° Mutirão de Inserção de DIU (Dispositivo Intrauterino), método contraceptivo de longa duração e reversível em mais de 50 mulheres em idade fértil, a partir dos 15 anos. A ação contou com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte.

A secretária de Saúde de Macaíba, Sâmara Figueiredoz disse que com mais esse mutirão, Macaíba está oferecendo às suas mulheres o direito de garantir um planejamento familiar seguro. “Macaíba está fazendo o quarto mutirão de inserção de DIU, mas hoje nós já temos três profissionais no município qualificados e aptos a realizar esse procedimento, já adquirimos os equipamentos e os instrumentos necessários para que a partir de agora nossos servidores possam realizar a inserção de DIU, procedimento tão importante para as mulheres, nas UBS As Marias, Potengi e Loteamento Esperança e já nos inscrevemos junto à Sesap para capacitar outros servidores”, explicou.

A coordenadora da equipe técnica de saúde da mulher da Sesap/RN, Chyrley Moura, disse que a inserção de DIU está sendo implantada como inovação para a atenção primária, favorecendo a qualificação do planejamento reprodutivo. “A proposta de qualificação do planejamento reprodutivo tem o intuito de reduzir a mortalidade materna, reduzir gravidezes indesejadas e especialmente gravidez na adolescência e com isso reduzir os índices de abortos inseguros”, disse a enfermeira Chyley Moura.

Segundo a enfermeira responsável da UBS Potengi, Kaysne Ramalho, o DIU é um método contraceptivo de longa duração, as mulheres permanecem com esse método de 10 a 12 anos e eles vão proporcionar o planejamento reprodutivo com qualidade. “Após a inserção do DIU, o município vai garantir a realização de ultrassonografia em todas as pacientes no prazo de até 45 dias”.

A jovem Emanuelle Soares, 18 anos, moradora da Areia Branca, disse que já havia tentado todos os métodos contraceptivos. “Já tomei injeção e comprimido e meu organismo não se adaptou ao uso de hormônio. A melhor solução foi buscar o mutirão de DIU,” disse a paciente.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Mais de cinquenta mulheres participam do 4º Mutirão do DIU, em Macaíba"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Tensão no PT: Fátima Bezerra pode ficar sem mandato

  2. 2

    Moraes ameaça prender Aldo Rebelo por desacato

  3. 3

    Vera Magalhães: Vaias são trilha sonora de crise sem fim

  4. 4

    Assédio no Uber: Após acusar motorista, mulher diz "eu inventei tudo"

  5. 5

    Lula quer comprar uma briga com Trump por causa de Moraes

FACEX BANNER MOBILE