Rosas di Maria 2
Gilmar Mendes
politica

[VIDEO] Entenda caso que levou Gilmar Mendes a dizer que foi ameaçado pela OAB

O ministro do STF, Gilmar Mendes, afirmou no julgamento que discutia a obrigatoriedade de inscrição na OAB para advogados públicos, que já foi ameaçado pelo ex-presidente da Ordem dos Advogados. Isso teria acontecido há mais de 20 anos. 

Segundo o portal Migalhas, Gilmar Mendes foi nomeado ministro do STF em maio de 2002, indicado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso. À época, exercia o cargo de Advogado-Geral da União, posição que ocupava desde 2000. Nesse período, travou acirrados embates com Reginaldo Oscar de Castro, que presidiu a OAB de 1998 a 2001.

A tensão institucional veio à tona durante a tramitação da indicação de Gilmar na CCJ - Comissão de Constituição e Justiça do Senado. Horas antes da sabatina, Reginaldo Castro entregou pessoalmente à comissão um documento questionando o fato de o presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, não ter informado que o indicado respondia a ações judiciais - incluindo processos criminais e por improbidade administrativa.

Diante da denúncia, o senador Eduardo Suplicy pediu vista da indicação, medida que contou com o apoio de outros parlamentares e adiou a sabatina. O episódio causou forte repercussão. O jornal O Estado de S. Paulo classificou a situação como "constrangedora". Na mesma ocasião, reagiu às críticas de Castro, acusando-o de ter atuado como censor da Polícia Federal durante o regime militar: "Sua Excelência faz justiça ao seu passado: foi censor da Polícia Federal", declarou Gilmar à comissão.

No Portal Migalhas, tem a reportagem completa. 

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
BLOG GUSTAVO NEGREIROS - 626x522.png 400x400px.gif 320 x 100px.png GUST_NEGREIROS_REFIS_626x522.gif GUST_NEGREIROS_626x522_CEARA.gif Banner_Iluminacao_400x400px.gif IRN-campanha-check-up-masculino-blog-do-gustavo-negreiros-mobile-400x400px.gif BANNERS-GN_317X264_ORATHORIA.gif BANNER_400X400_GUSTAVO.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "[VIDEO] Entenda caso que levou Gilmar Mendes a dizer que foi ameaçado pela OAB"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Morre o cantor Netinho

  2. 2

    Procuradora compartilha fake news sobre Flávio Bolsonaro privatizar praias

  3. 3

    Bomba: O que motivou Vini Jr e Virgínia terminarem

  4. 4

    As pesquisas que o PL vê como decisivas para virada ou estagnação de Lula contra Flávio

  5. 5

    Estátua da Liberdade da Havan é pichada em Natal e Luciano Hang oferece recompensa de R$ 10 mil

360x96 Campanha facex.png