Rosas di Maria 2
WhatsApp Image 2025-07-02 at 13.54.26.jpeg
politica

Vereadores de Natal aprovam criação do Conselho Municipal da Juventude

Os vereadores da Câmara Municipal de Natal aprovaram, em sessão ordinária, o projeto de lei que institui o Conselho Municipal da Juventude (CMJ). A proposta, de autoria do Poder Executivo, foi enviada pelo ex-prefeito Álvaro Dias, em março de 2023, mas permaneceu parada por um longo período. A retomada da tramitação foi liderada pelo vereador Pedro Henrique (PP), resultando na aprovação em plenário por unanimidade. O projeto segue agora para sanção do prefeito Paulinho Freire. 

O Conselho Municipal da Juventude, vinculado à Secretaria Municipal de Direitos Humanos (SEMIDH), será um órgão permanente, com caráter fiscalizador, consultivo e de controle social. O principal objetivo é representar os interesses da juventude natalense e promover a participação ativa desse público nas políticas públicas do município. 

Entre as atribuições do Conselho estão a proposição de projetos voltados a jovens entre 15 e 29 anos, a defesa de seus direitos e a fiscalização de ações direcionadas à juventude. 

A composição do órgão será formada por 20 membros, sendo 10 representantes do poder público e 10 da sociedade, sendo estes últimos participantes de organizações da juventude compostas por pessoas entre 16 e 29 anos. 

Para o vereador Pedro Henrique, presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, a aprovação representa uma vitória e um passo importante para assegurar o protagonismo juvenil nas políticas municipais. “A aprovação deste projeto é uma conquista da juventude natalense. É o reconhecimento de que os jovens não são apenas o futuro, mas o presente da nossa cidade. Com o Conselho, abrimos as portas para que eles participem, proponham e fiscalizem as políticas que impactam diretamente suas vidas”, disse o parlamentar.

A proposta aprovada revoga a Lei Municipal n° 6.075/2010, considerada defasada, e busca alinhar a estrutura local à Lei Federal n°12.852/2013, que institui o Estatuto da Juventude.

Gostou desta notícia?
Participe do nosso grupo no WhatsApp e fique por dentro de todas as novidades!
Banner-Gemini-400px-x-400px.png Banner_Blazer_Evs_400x400px.jpg cuidare_certo_mobile-01_1.gif oorathoria_mobile-1_1.gif OUTDOOR_INSTITUCIONAL_HUMANA_NORDESTE_400X400.png 96 - FM - depois do post

0 comentários para "Vereadores de Natal aprovam criação do Conselho Municipal da Juventude"

Deixe uma resposta para essa notícia

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

/1000.


Posts relacionados

Anuncie com a gente Documento com valores para anúncio

Mais lidas

  1. 1

    Urgente: Coronéis revoltados com Governo Fátima; Araújo e Alarico sem condições de continuar

  2. 2

    URGENTE: Jogo do Vasco na Arena das Dunas é cancelado; saiba o motivo

  3. 3

    Moraes suspende decisão do Governo e do Congresso e mostra que manda no Brasil

  4. 4

    Dono de loja de celular em Natal é preso por receptação de aparelho roubado

  5. 5

    Inteligente e tímida: conheça perfil de adolescente de classe média suspeita de participar de mortes no interior do RJ

banner-facex-mobile.png